Veja se o seu Android está livre da falha que afeta 99% dos aparelhos

image_pdfimage_print

Android teve uma falha de segurança revelada recentemente pela empresa Blueblox, que deixou usuários do sistema do Google preocupados. O problema afeta 99% dos aparelhos e ainda não foi completamente resolvido. Entretanto, há uma maneira de saber se seu smartphone corre risco de ser infectado. Confira neste tutorial do TechTudo se seu aparelho está livre desta ameaça.

Passo 1. Instale a ferramenta de verificação lançada pela própria Bluebox. Para isso, vá até o Google Play e baixe o aplicativo Bluebox Security Scanner.

O primeiro passo é instalar o scanner de segurança Bluebox (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)O primeiro passo é instalar o scanner de segurança Bluebox (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Passo 2. Inicie o aplicativo para que ele faça um escaneamento inicial. O aplicativo mostrará com um texto vermelho as falhas de segurança encontradas. Caso a mensagem “Unpatched .. Vulnerable to bug” for exibida no primeiro quadro, não há motivo para pânico. O aplicativo apenas alerta que a falha ainda não foi corrigida.

Ao iniciar o Bluebox, ele já realiza o escaneamento (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Ao iniciar o Bluebox, ele já realiza o escaneamento (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Passo 3. Se o terceiro quadro exibir a mensagem “No malicious apps found”, significa que nenhum aplicativo malicioso foi encontrado, mesmo a brecha de segurança existindo. Se quiser fazer um novo escaneamento, basta tocar no menu no canto superior direito da tela.

Você pode escanear novamente tocando no menu no canto superior direito  (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Você pode escanear novamente tocando no menu no canto superior direito (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Passo 4. No segundo quadro, perceba que a expressão “Allowed” significa que o Android está aceitando aplicativos de fontes desconhecidas, o que aumenta o risco do seu smartphone. Para ajudar a coibir qualquer app malicioso, acesse o menu “Configurações”, toque em “Segurança” e desmaque a opção “Fontes desconhecidas”.

Desative a instalação para fontes desconhecidas  (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Desative a instalação para fontes desconhecidas (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Passo 5. Caso não seja encontrada nenhuma brecha de segurança, como exibida na imagem abaixo, significa que seu aparelho está completamente seguro contra a falha “Master Key.

Bluebox-1-master-key-4Bluebox mostra que falha de segurança do Android já foi corrigida (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)

Até o momento, a falha “Master Key” só pode ser corrigida através atualização do Android para, pelo menos, a versão 4.2.2 (Jelly Bean). De qualquer forma, mantenha sempre um backup dos seus dados salvos no computador e tenha atenção na hora de instalar aplicativos, até mesmo da Google Play, pois vários aplicativos maliciosos já foram encontrados dentro da loja oficial do sistema.

Fonte: TECHTUDO