Um roupa que deixa surfistas invisíveis aos tubarões

image_pdfimage_print

invisivel_tubaroes

Cientistas da Universidade da Austrália Ocidental, em parceria com designers especialistas no Sistema de Controle a Ataques de Tubarões, conseguiram desenvolver um curioso traje de neopreno para surfistas. Ele funciona como uma verdadeira capa da invisibilidade para tubarões. Foram cinco mortes por ataques desta espécie no último ano, na Austrália. Por isso, nos últimos dois anos, o trabalho no desenvolvimento desta peça foi intenso. O custo final é em média de U$495,00. Ele será comercializado em diversas versões.

O avanço se deu com a descoberta de que os tubarões são dautônicos. Com isso, um dos trajes se torna uma camuflagem óptica que torna impossível ao animal a distinção entre o surfista e a água. Já outro traje apresenta uma intercalação de raias brancas e azul escuro, o que dá ao animal a sensação de perigo.

As primeiras provas aconteceram na costa nordeste da Austrália, habitat dos temíveis tubarões tigre – uma das raças mais agressivas ao homem. O resultado foi positivo para ambos os trajes. Ainda serão realizadas provas complementares em outros locais, como o sul da África, para testar o traje com tubarões brancos.

Fonte: CURIOSIDADES DA INTERNET