Por que a Microsoft removeu o jogo “3D Pinball from Windows”? E como instalá-lo nos novos Windows, Mac e Linux

image_pdfimage_print

Todos os usuários do Windows da década de 90 ou que tiveram contato com o Windows XP devem se lembrar da mesa virtual de Pinball. Aquele jogo cheio de luzes, som que imitava uma mesa de Pinball real de maneira tão interessante e viciante.

Mas desde o Windows XP este jogo não integra mais os sistemas operacionais Windows. Da mesma forma, nem o Windows XP64 o tinha. Nem no Windows Store este jogo pode ser encontrado.

Por que esse jogo não está mais incluído no Windows? Há alguma maneira de trazê-lo de volta? Vamos dar uma pequena caminhada pela memória, antes de mostrar uma maneira de obter este jogo de um CD antigo do Windows XP.

Por que o jogo foi retirado do Windows Vista e seguintes?

“3D Pinball para Windows – Space Cadet” é o nome mais década de 90 da Microsoft possível.

É desnecessariamente longo, inclui a maior palavra-chave dos jogos em 1995 “3D”! E inclui as palavras “para o Windows”, apenas para lembrar qual o sistema operacional que você está usando. Mas, apesar do nome extremamente década de 90 da Microsoft, o próprio jogo não veio de Redmond.

Não. Não foi a Microsoft quem fez o jogo. A Microsoft contratou a desenvolvedora Cinematronics baseada no Texas para criar o Pinball 3D, que pretendia exibir os recursos de jogos do Windows 95 em um mundo onde a maioria dos desenvolvedores de PC estavam presos a interface do DOS.

O desenvolvimento do Pinball 3D foi agitado, como descreve este artigo do Daily Dot (em inglês), mas a equipe conseguiu concluí-lo.

A Microsoft incluiu o jogo em “Microsoft Plus! Para Windows 95”, um CD separado de US$ 50 que também incluiu o precursor do Internet Explorer. O jogo foi posteriormente empacotado com Windows NT, ME e 2000; O Windows XP foi a última versão para incluir o jogo.

E por que o Windows Vista e demais versões do Windows não incluiam o Pinball?

Porque os engenheiros da Microsoft não conseguiram portar o jogo para as arquiteturas de computadores mais modernas de 64-bit. O jogo foi feito para computadores de arquitetura 32-bit e na hora de converter, os engenheiros da Microsoft não conseguiram arrumas os inúmeros problemas de colisões não detectados criados no jogo.

Simplesmente a bolinha podia passar certos elementos do jogo, como paredes, flips, entre outros objetos e ninguém conseguia entender no código fonte nem onde estava a parte de cálculo de detecção de colisão. E como havia um prazo a ser cumprido e milhões de linhas de códigos para serem revisadas e portadas a nova arquitetura 64-bits, o jogo foi simplesmente retirado.

E até o momento, continua inexplicável o problema que ocorre. Caso queira saber mais sobre o problema, em inglês, no site da Microsoft.

O código fonte do jogo tinha uma década e não estava realmente documentado. Não havia realmente ninguém para chamar para ajudar sobre o jogo, também: Cinematronics, que desenvolveu o jogo em 1994, foi comprado pela Maxis em 1996; Maxis foi, por sua vez, comprado pela EA em 1997. Todos os desenvolvedores do Pinball 3D haviam se mudado há tempo.

Então Chen fez a ligação: o Pinball 3D não foi incluído na versão de 64 bits do Windows XP, ou em qualquer versão do Windows desde então. Mas isso não significa que você não consegue executá-lo, se você realmente quiser.

Como obter o Pinball 3D e jogá-lo?

A primeira coisa que vai precisar é o seu cd antigo do Windows XP.

A Microsoft poderia ter incluindo o jogo mesmo com sua versão antiga, mas a Microsoft não queria incluir um jogo de 32 bits com seu sistemas operacionais de 64 bits. Mas mesmo assim, o Pinball 3D ainda funciona perfeitamente em sistemas operacionais modernos, como o Windows 10, graças à compatibilidade reversa.

Você provavelmente pode encontrar o jogo se você estiver disposto a cavar em alguns sites obscuros, mas o método mais seguro (e o menos legalmente questionável) é encontrar seu CD de Windows XP de 32 bits.

Para começar, crie uma pasta “Pinball” no seu computador do Windows 10 – por motivos de simplicidade, estou colocando no nível superior da partição C:\, mas você poderia colocá-lo em qualquer lugar.

Agora, insira o CD do Windows XP e abra o prompt do Comando. Mude para a sua unidade óptica digitando o nome dele; No nosso caso, isso significa digitar F: \ e clicando em entrar, mas você precisará verificar qual letra sua unidade óptica está usando. Em seguida, digite cd i386 para alterar o diretório e pressione Enter.

Agora deverá estar na pasta onde o jogo está. Será necessário apenas extraí-lo. Faremos isso em etapas, começando com todos os arquivos chamados de “pinball”:

expand -r pinball*.* C:\pinball

O comando “expand” extrai cada arquivo que começa com a palavra “pinball” na pasta C: \ pinball que criamos anteriormente (se você colocou sua pasta em outro lugar, use essa localização no comando).

Em seguida, vamos descompactar os sons, fontes e imagens, com os comandos abaixo:

expand -r sound*.wa_ C:\pinball
expand -r font.da_ C:\pinball
expand -r table.bm_ C:\pinball

Copie o arquivo wavemix.inf para a pasta pinball:

copy wavemix.inf C:\pinball

Vá até a pasta Pinball que criou e se tudo deu certo, deverá ter 70 arquivos.

Agora, basta executar pinball.exe e se divertir como nos velhos tempos!

Para os usuários de Mac e de Linux, basta copiar a pasta para seu sistema operacional e utilizar o Wine para executar o jogo que roda perfeitamente.