Polonês dá vida a instrumento desenhado por Leonardo Da Vinci

image_pdfimage_print
http://www.youtube.com/watch?v=pjxPcBYo-fM

Um dos grandes gênios da história, Leonardo Da Vinci destacou-se não somente nas artes plásticas, como também na ciência. Muitas de suas invenções nunca saíram do papel, no entanto, um pianista polonês deu vida a uma delas e a apresentou no ano passado.

Slawomir Zubrzycki decidiu construir o instrumento musical desenhado por Da Vinci 500 anos atrás. O bizarro instrumento mistura diversos sons e foi batizado de ‘viola organista’.

“Eletem características de três já conhecidos: o cravo, o órgão e a viola da gamba (semelhante ao violoncelo)” disse o construtor. A viola organista tem o aspecto de um piano, com teclas brancas e negras. Entretanto, no seu interior existem 61 cordas que são tocadas por quatro rodas giratórias e revestidas com crinas de cavalos.

O músico conseguiu montar a invenção com base nas especificações deixadas por Leonardo no Codex Atlanticus, uma coleção de 12 volumes de seus manuscritos. Pronto, o instrumento foi mostrado ao público pelo polonês durante o Festival Internacional Real de Piano da Cracóvia.

Fonte: YAHOO