Pesquisa revela quem são os usuários brasileiros do Facebook e como eles interagem com as marcas

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Foi divulgada recentemente a pesquisa “Faces do Facebook – O comportamento dos usuários e sua relação com as marcas”, realizada pela Gauge, consultoria de inteligência digital. Ela tem o objetivo de entender como as pessoas utilizam o Facebook para se relacionar com as empresas. A partir desse estudo, a Gauge produziu cinco relatórios que funcionam como guias para as marcas responderem de forma adequada a esse tipo de interação.

Para chegar às suas conclusões, a Gauge analisou o conteúdo postado e os usuários de 21 marcas de quatro setores; o comportamento específico de 45 usuários por sete dias; entrevistas com quatro grupos focais de sete pessoas; e um questionário online com um total de 209 respondentes.

Confira um resumo dos relatórios:

Report1 – Culturas de Utilização: definidas de acordo com padrões comportamentais, as culturas de utilização funcionam como instrumentos para entender a relação que os usuários têm com o Facebook;
Report2 – Perfis de Usuários: os comportamentos de usuários com diferentes faixas etárias e gênero, relacionados com suas atitudes em relação a marcas no Facebook;
Report3 – Manual de Conteúdos: os tipos de postagens realizadas por marcas, relacionando tipos de conteúdo a diferentes perfis de usuários e culturas de utilização;
Report4 – Análise de Segmentos: estudo de cinco segmentos – cerveja, destilados, não-alcoólicos, bancos e carros – e levantamento de algumas peculiaridades sobre cada um deles;
Report5 – Matriz de Curtidores: mostra quais são as motivações e fatores que levam um usuário até a página de determinada marca e o que o leva a curti-la.

A pesquisa completa traz 260 páginas com diversas observações relevantes. Confira abaixo algumas conclusões sobre os usuários dessa rede:

– 36% afirmam que não tem critério para curtir uma página;
– 43% não se lembram, por que curtiram uma determinada página;
– 32% compartilham conteúdo de humor com os amigos;
– 81% dos usuários de 18 a 25 anos não têm critério e são levados pelo humor;
– 52% afirmam que a imagem real da empresa influencia na hora de curtir uma página;
– 57% já criaram conteúdo sobre uma marca em seu mural;
– 66% levaram conversas sobre as marcas para o dia a dia com os amigos;
– 26 % curtem uma página pelo que ela representa e não pelo consumo do produto;
– 42% curtem páginas de marcas das não quais não consomem produtos;

Para conferir o estudo completo visite o blog da Gauge.

Fonte: REVISTA PEGN