Os maiores gênios da história da tecnologia

image_pdfimage_print

Neste momento, ao ler esta matéria, é bem possível que o leitor esteja utilizando ao menos um dos inventos concebidos por um dos homens a seguir. A maioria deles foi responsável por criar produtos e tecnologias usadas até hoje no mundo todo como o iPod, o iPhone, o iPad, a World Wide Web, por exemplo. Alguns deles são aclamados como verdadeiros gênios como é o caso do fundador da Apple, Steve Jobs. Outros, como o padre brasileiro Landell de Moura não tiveram a mesma sorte e nem sempre foram reconhecidos em vida como verdadeiros pioneiros da ciência.

Enfim, conheça a seguir um pouco sobre a vida e a carreira de alguns dos maiores nomes da ciência e tecnologia.

Alan Turing

Alan Turing, em 1951

O britânico Alan Turing é conhecido como o “pai da computação” ou “pai da informática”. Sua contribuição para a ciência é ampla e vai desde a inteligência artificial até a criptografia, passando pela matemática e química. No entanto, Turing foi perseguido por ser homossexual (o que era crime no Reino Unido nos anos 50). Para não ser preso foi obrigado a passar por um processo de castração química. Acabou morrendo acidentalmente pela ingestão de cianeto pouco antes de completar 42 anos. Apenas em 2009 o governo britânico pediu desculpas pelo tratamento injusto dado a um de seus maiores gênios.

Tim Berners-Lee
Tim Berners-Lee propôs a criação da World Wide Web

Pode ser considerado o “pai da internet”. Em 1989 propôs a criação da World Wide Web. Já no ano seguinte foi responsável por realizar a primeira comunicação bem-sucedida entre um cliente e o servidor através da rede mundial de computadores. Berners-Lee contou com a ajuda do cientista belga Robert Cailliau, do CERN. Hoje é um dos responsáveis por estabelecer os padrões usados na rede mundial de computadores.

Bill Gates

William Henry Gates III ou, simplesmente, Bill Gates fundou a Microsoft em 1975 ao lado de Paul Allen e ajudou a desenvolver o Windows, um dos sistemas operacionais mais usados no mundo todo. Um dos pioneiros da história da computação pessoal, o empresário já foi considerado o homem mais rico do mundoá rumores de que possa voltar ao comando da empresa.

Linus Torvalds

O ano de 1991 pode não significar muito para os usuários do Windows ou Mac. Mas para os adeptos do Software Livre (ou seja aqueles num mundo onde os usuários de computador estão em primeiro lugar e os programas podem ser copiados e modificados livremente) o dia 5 de Outubro é uma data histórica. Nesse dia o finlandês Linus Torvalds anunciou a primeira versão do Linux, um sistema operacional de código-fonte aberto cuja distribuição mais famosa atualmente é o Ubuntu.

Steve Jobs 

Steve Jobs fundou a Apple junto com Steve Wozniak

Em 1976, Steve Jobs fundou a Apple ao lado do seu amigo e xará Steve Wozniak. Os dois foram responsáveis pela criação do Apple I, um dos primeiros computadores pessoais da história. Perfeccionista e obcecado pelo design ajudou a transformar o mundo da tecnologia criando produtos que serão lembrados para sempre como o computador Macintosh, o player de música iPod, o celular iPhone e o tablet iPad.

Martin Cooper 

Martin Cooper trabalhou por anos no desenvolvimento do celular

Hoje é praticamente impossível imaginar a vida sem o celular. E se alguém desejasse agradecer pessoalmente ao seu inventor, deveria fazê-lo ao norte-americano Martin Cooper que, durante anos, trabalhou no seu desenvolvimento. Em 3 de Abril de 1973 o engenheiro e diretor de sistemas de operações da Motorola fez a primeira ligação usando o Dynatac 8000X, considerado primeiro celular da história. O modelo era um legítimo tijolão, pesando cerca de 1 quilo e medindo 25 cm de comprimento e 7 cm de largura.

Bill Hewlett e David Packard 

Bill Hewlett e David Packard fundaram a HP, em 1939 (Foto: Arquivo)

Em 1939 os dois estudantes da Stanford University, Bill Hewlett e David Packard fundaram a HP, uma das maiores e mais importantes empresas de tecnologia do mundo. A companhia nasceu numa garagem em Palo Alto, no Vale do Silício e começou com um investimento de apenas 538 dólares. O primeiro produto criado pela dupla foi um oscilador de áudio, que foi usado pela Disney para fazer testes de som na animação “Fantasia”. Já as impressoras jatos de tinta da linha DeskJet ajudaram a baratear os custos de impressão em empresas e lares.

Padre Landell de Moura 

O padre brasileiro Landell de Moura foi uma das primeiras pessoas a realizar a transmissão de voz sem fios no XIX …

O padre brasileiro Landell de Moura é um pioneiro. Pouco conhecido (e reverenciado) no país natal, o cientista e religioso foi uma das primeiras pessoas a realizar a transmissão de voz sem fios no XIX. Vários de seus inventos foram patenteados nos Estados Unidos incluindo um “telefone sem fio”. Pouca gente sabe, mas seus estudos contribuíram para o desenvolvimento da fibra ótica. É o padroeiro dos radioamadores brasileiros. Infelizmente morreu sendo considerado um “bruPanteão da Pátria e da Liberdade.

Fonte: MEUGADGET.NET