Os 5 fatores que definem o seu lucro

image_pdfimage_print

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A dica de hoje foi dada por Brad Sugars no portal Entrepreneur

Existem esses 5 fatores simples:

  1. Clientes em potencial (leads) – O número total de pessoas que entraram em contato ou foram contatadas pela sua empresa no ano.
  2. Taxa de conversão – A porcentagem de pessoas que fará uma compra. Por exemplo, se 10 pessoas entram na sua loja e 3 pessoas compram algo, a taxa de conversão da loja é de 30%.
  3. Preço médio – O preço médio que as pessoas pagam por produto vendido. A venda média pode variar de $5 a $10 (por exemplo para um lojista) até milhares de dolares (por exemplo, uma revendedora de carros).
  4. Número médio de transações – O número de compras que um cliente médio fará no ano. Mais uma vez, isso pode ser estimado. Esse número provavelmente será maior em uma loja do que empresas que vendem serviços profissionais.
  5. Margem de lucro – A porcentagem de lucro de cada vez. Se a empresa vende algo por $100 e teve $25, a margem de lucro é 25%.

Na sua empresa
Use essa fórmula simples para multiplicar os fatores que discutimos. Lembre-se, essa fórmula multiplica os fatores ao invés de somá-los. Portanto, o impacto acumulado de cada fator é grande.

A fórmula de 5 fatores fica assim
Na sua empresa, vamos dizer que você estimou ou determinou os seguintes números:

4.000 (clientes em potencial) x 25% (taxa de conversão) = 1.000 clientes
1.000 (clientes) x  $100 (preço médio) x 2 (número médio de transações) = $200.000 receita
$200.000 (receita) x 25% (margem de lucro) = $50.000 lucro

Para entender melhor os princípios básicos que guiam a gestão financeira, recomendo o artigo: A arte da gestão financeira.

Fonte: SAIA DO LUGAR