Os 10 problemas mais comuns do WhatsApp e suas soluções

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Apesar de suas falhas de segurança que permitem a propagação de malwares, e de existirem muitas alternativas de apps de mensagens, o WhatsApp continua sendo o aplicativo de chat por excelência. A grande maioria está satisfeita com o seu funcionamento, e nos irritamos muito quando ocorre um erro no serviço. E é exatamente disso que iremos falar hoje: os 10 problemas mais comuns do WhatsApp e as suas soluções.

1. Não recebo código de ativação

Já aconteceu com você? Depois de ganhar um smartphone, a primeira coisa que faz é baixar o WhatsApp. Mas depois de tê-lo instalado e inserido o número de telefone, o código de ativação não chega.

O problema pode estar no fato de você ter escrito o número de forma errada, ou então de ter repetido o  prefixo 55, que é adicionado automaticamente. Se, devido ao erro, o aplicativo detectou que você se encontra na Rússia, por exemplo, isso pode ser facilmente mudado.

Repita o processo prestando atenção redobrada ao número. É muito importante também que o número inserido não tenha uma conta no WhatsApp, pois o serviço não nos permite ter duas contas com o mesmo número de telefone.

2. Trocando de dispositivo, como posso manter os meus diálogos?

O primeiro que temos de fazer é salvar os nossos diálogos no dispositivo antigo. Para isso, basta abrir o WhatsApp, clicar no Menu e depois em “Configurações > Opções de conversa > Salvar conversas”. Se os diálogos forem salvos no cartão microSD, você só precisa inseri-lo no novo aparelho, instalar o aplicativo e selecionar “Restaurar”.

Pessoalmente aconselho que você também salve uma cópia das conversas em seu computador, e salve a pasta no novo smartphone depois de instalado o WhatsApp. Para mais detalhes sobre o processo, confira este tutorial.

3. Como mudo o meu número de telefone?

Também pode ocorrer o contrário: mudamos de número mas não de smartphone. Nesse caso, o procedimento é bem simples. Basta seguir esses passos:

  • Menu > Configurações > Informaçõe da Conta > Mudar o número;
  • Uma janela será aberta. Nela você terá de inserir o seu número antigo e depois o novo;
  • Quando terminar clique em “Concluído”.

É importante ter em conta que esse processo elimina a conta vinculada ao seu número antigo, para que seu contatos não tenham duas contas suas, e também transfere de forma automática os grupos, perfil e histórico de suas conversas.

4. O WhatsApp não reconhece contatos

O aplicativo adiciona contatos automaticamente sempre que eles forem salvos antes na agenda do seu smartphone. Se um contato não aparecer na sua lista, verifique primeiro se essa pessoa é usuária do WhatsApp; em seguida, certifique-se de que salvou o seu número corretamente.

Importante na hora de salvar o número é incluir o prefixo +55 se o contato vive no Brasil ou o prefixo correspondente ao país onde vive.

Depois de ter comprovado que o número foi registrado corretamente em seu smartphone, abra o WhatsApp e vá até a lista de contatos (o ícone de mensagem no canto superior direito da tela) e clique em Menu > Atualizar.

5. O que faço se meu celular for roubado ou se o perder?

A primeira coisa a se fazer no caso é sempre bloquear o cartão SIM. Para isso, basta entrar em contato com a nossa operadora. Dessa forma, o serviço deixará de funcionar no dispositivo roubado ou perdido e poderemos reativá-lo no novo smartphone com o mesmo número. Lembre-se de que só é possível ativar uma conta de WhatsApp com um número de telefone.

Se a ativação da conta demorar um tempo, é recomendável desativar essa conta, uma vez que o serviço continuará funcionando com a conexão WiFi. Para isso, envie um email asupport@whatsapp.com com o seu número de telefone (incluindo o prefixo).

Sua conta permanecerá desativada durante 30 dias. Nesse tempo, as mensagens que seus contatos enviarem serão salvas e enviadas quando você reativar a conta. Se não a reativar nesse prazo, ela será apagada.

6. Não posso enviar nem receber mensagens

Um dos piores problemas que pode ocorrem é a perda de conexão e a saída do ar do WhatsApp. Na maioria dos casos, isso acontece porque a nossa conexão de dados ou WiFi não funciona corretamente. Já escrevemos sobre esse tema. Confira este artigo para ver os possíveis motivos e como solucioná-los.

7. Como recupero as minhas mensagens apagadas?

É bem complicado recuperar uma mensagem apagada, uma vez que, segundo o próprio suporte do aplicativo, as mensagens não são armazenadas nos servidores. Apesar disso, existem métodos para recuperar as mensagens apagadas.

O WhatsApp faz uma cópia de segurança automática a cada 24 horas. Basta então salvar essa cópia de segurança no nosso cartão de microSD. Em seguida, desinstale e reinstale o aplicativo. Ao fazê-lo, o app avisará que existe uma cópia de segurança. Só temos que clicar em “Restaurar” para incorporá-la.

8. Como sei se alguém me bloqueou?

A verdade é que não existe uma maneira de saber sem sombra de dúvidas que alguém o bloqueou, mas existem indícios que podem sugerir um bloqueio com maior ou menor probabilidade. Tratamos desse tema com detalhes neste artigo.

Por outro lado, se você quiser bloquear alguém, basta ir a “Configurações > Informações da conta > Privacidade > Bloqueado” e clicar no ícone do canto superior direito da tela para acrescentar os contatos que deseja bloquear.

9. Por que as imagens enviadas são duplicadas? Como evitar isso?

A explicação é que o programa do WhatsApp salva a imagem original e a comprime. Dessa forma, pode-se enviar o arquivo de forma mais rápida, mas ele fica duplicado. Essa cópia tem qualidade um pouco pior do que o original. Se enviarmos 10 vezes a mesma foto, no fim teremos 11 cópias da mesma imagem na nossa galeria.

Para evitar o problema confira esse artigo.

10. Posso confiar em correntes de mensagens?

Via de regra, correntes não são confiáveis. Esse tema é um dos mais perigosos do aplicativo, uma vez que a maioria contém práticas de phishing e tráfico de dados. Antes de abrir uma mensagem preste atenção nos seguintes fatores:

  • Não confie nas mensagens que incluam 5, 10 ou 100 pessoas;
  • Certifique-se de que a mensagem provém de fonte conhecida ou ao menos confiável;
  • Na dúvida, nunca abra uma mensagem e bloqueie quem a enviou.

Você já teve algum problema dessa lista? Resolveu-o de outra maneira? Conte-nos nos comentários!

Fonte: ANDROIDPIT