Nostalgia: conheça celulares que rodavam Windows XP

image_pdfimage_print

Em 2009, enquanto o mercado tecnológico delirava com lançamentos como o iPhone 3GS, outros smartphones peculiares também nasciam. Um deles era o ITG xpPhone, modelo que rodava Windows XP e você provaveelmente nunca ouviu falar.

Como recorda o PhoneArena, o aparelho tinha uma versão integrada do sistema operacional do Windows, bem similar à do PC. Nele, era possível não só acessar a internet por meio do Internet Explorer, mas também o Microsoft Office e até mesmo alguns videogames.

O xpPhone tinha ainda tela de 4,8 polegadas touchscreen, teclado Querty com touchpad, processador AMD com 1GB de RAM, entrada USB e entradas SDD e HDD com capacidade máxima de 64 e 120GB, respectivamente.

Reprodução

Parece uma boa configuração, não? Mas acredite ou não, o modelo não era o único que rodava Windows XP na época. No mesmo ano, a ViewSonic anunciou o VCP08, celular com duas telas que possuía o chamado “design concha”. Fechado, o VCP08 tinha uma pequena tela na frente com os números para discagem. Ao abrir o celular como uma página, uma nova tela de 4,3 polegadas era revelada, junto de um teclado Qwerty.

Reprodução
Reprodução

O dispositivo ainda contava com processador ULV de 512MB de RAM, 8GB de armazenamento expansíveis com cartão microSD e câmera de 2 megapixels.

Após o lançamento dos modelos, a ITG apresentou uma versão do modelo com Windows 7, enquanto a ViewSonic adotou o sistema operacional do Google, o Android.

Fonte: OLHAR DIGITAL