Nenhum cliente de telefonia móvel está totalmente satisfeito, diz Anatel

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De acordo com levantamento, 56% dos brasileiros consideram serviço mediano e 14,5% reprovam a qualidade do mesmo. Banda larga móvel tem 14,1% de desaprovação.

A Anatel divulgou nesta terça-feira (23), no Recife, os primeiros resultados da pesquisa nacional de satisfação dos usuários com os serviços de telefonia e Internet móveis. Os dados da Pesquisa Nacional de Satisfação dos Usuários dos Serviços de Telecomunicações mostraram que, no nível geral de satisfação, nenhum cliente se declarou totalmente satisfeito com os serviços, tanto na modalidade pós-paga como na pré-paga.

A satisfação total dos consumidores só aparece na pesquisa quando os usuários são perguntados sobre questões específicas, como o preço dos serviços (20,2%) e oferta de cartões (42,8%), na modalidade pré-paga, ou sobre cobertura e qualidade das informações (5,6%), e estabilidade da conexão em banda larga (14,5%), no caso do pós-pago.

Para a elaboração da pesquisa, foram entrevistadas cerca de 200 mil pessoas. O estudo avaliou a satisfação dos usuários dos serviços prestados pelas empresas de telefonia móvel, abordando aspectos como satisfação quanto aos preços de oferta, velocidade e estabilidade da conexão. Os dados relativos à telefonia fixa foram apresentados na última sexta-feira, dia 19, em Brasília. A apresentação dos resultados referentes aos serviços de TV por Assinatura será realizada em São Paulo na próxima quinta-feira (25).

Telefonia móvel pós-paga
Os resultados mostram que 29,5% dos usuários estão satisfeitos com os serviços prestados, enquanto 56% consideram o serviço mediano ou regular e 14,5% estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos. O menor índice de satisfação na telefonia móvel pós-paga foi no preço dos serviços (39,7%) e o maior índice ficou com o item cobertura e qualidade das ligações (59%).

Os usuários de banda larga móvel na modalidade pós-paga estão satisfeitos em 43,7% dos casos, e 42,2% consideram o serviço prestado regular ou mediano. Apenas 14,1% estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos.

Telefonia móvel pré-paga
Nessa modalidade, os usuários estão satisfeitos em 48,2% dos casos, sendo que 43,5% consideram o serviço prestado regular ou mediano e 8,3% estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos. Na modalidade pré-paga, a menor satisfação foi registrada com a qualidade das ligações (48,7%) e a maior satisfação ficou com a oferta de cartões (77%).

Dos usuários de banda larga móvel fornecida na modalidade pré-paga, 74,7% estão satisfeitos com o serviço e 12,6% o consideram mediano ou regular, enquanto 12,7% estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos.

A empresa que alcançou o maior índice de satisfação, tanto na modalidade pós-paga quanto pré-paga, foi a Sercomtel. Os menores índices para as duas modalidades ficaram com as operadoras TIM e Oi.

Fonte: IDGNOW