Europeus aprovam projeto para tipo único de carregador de celular

image_pdfimage_print

Intenção é reduzir custos para o consumidor e também o lixo eletrônico

carregador_universal

O Parlamento Europeu aprovou recentemente um projeto de lei obriga os fabricantes de smartphones a adotarem um modelo único de carregador. O objetivo é facilitar a vida dos usuários e reduzir o lixo eletrônico.

O projeto de lei ainda precisa ser formalmente aprovado, mas um acordo informal entre os governantes já faz as fabricantes e o público se prepararem para a mudança.
A medida está prevista para começar a valer em 2016, mas ainda terá de ser aprovada formalmente pelo Conselho Europeu, formado pelos chefes de Estado ou de governo dos países da União Europeia. O noticiário local informa, contudo, que eles já teriam chegado a um acordo informal sobre o assunto.

O projeto de lei foi aprovado por 550 votos a 12, com oito abstenções. As fabricantes reclamam e alegam que o carregador único pode aumentar a burocracia e impedir a inovação, o que poderia até aumentar o custo final do produto para o consumidor.

Mesmo assim, Apple, Nokia, Motorola, Samsung, Sony Ericsson e Alcatel assinaram um termo de compromisso para tornar seus carregadores compatíveis com um único carregador estilo USB.

Fonte: CATRACA LIVRE