Conheça o “TheTrueSize”, uma ferramenta que mostra o tamanho real dos países

image_pdfimage_print

Como aprendemos na escola, é muito difícil representar uma forma esférica num pedaço de papel plano. Sempre haverá distorções de forma e tamanho. E esse desafio acompanha a humanidade desde a época das grandes navegações, que foi quando de fato começaram as tentativas de se projetar a superfície esférica da terra em mapas planos.

Cartógrafos usam projeções para representar o globo (uma forma tridimensional) em um mapa bidimensional. Várias projeções diferentes surgiram no decorrer dos séculos, sendo as mais conhecidas as projeções de Mercator, Gall-Peters, Robinson e Miller, sendo a projeção de Mercator a mais utilizada hoje em dia. Cada uma delas, possui suas vantagens e desvantagens, porém todas possuem imperfeições, pois é simplesmente impossível representar com perfeição uma forma 3D em um plano 2D. No caso da projeção de Mercator, uma das críticas mais comuns é que ela exagera o tamanho de países próximos aos polos (tais como Estados Unidos, Rússia e países do norte Europeu), enquanto reduz o tamanho dos países próximos ao equador (África e América do Sul por exemplo). O maior exemplo de distorção talvez seja a Groelândia, que na projeção de Mercator aparece como tendo praticamente o tamanho da América do Sul, enquanto que na realidade, a América do Sul é aproximadamente 14,5 vezes maior do que a Groelândia.

Pensando nas dificuldades em corretamente representar o tamanho dos países e numa forma de como compará-los visualmente em relação ao seu tamanho real, os programadores James Talmage e Damon Maneice criaram o aplicativo TheTrueSize.  Ele foi inspirado num episódio de The West Wing e um infográfico de Kai Krause entitulado The True Size of Africa.

Para usar o aplicativo, vá até a busca (no canto superior direito) e procure pelo nome do país desejado (tem que ser o nome em inglês do país, como por exemplo, “Brazil”) e clique no resultado da busca. Dessa forma, o país procurado será selecionado no mapa, conforme a imagem a seguir:

Feito isso, basta você clicar sobre o país selecionado no mapa e arrastá-lo para onde desejar. Você irá perceber que quanto mais posicioná-lo próximo aos polos, maior ele ficará. E quanto mais próximo ao equador, menor ele estará representado. Dessa forma, é possível comparar o tamanho real de países de forma visual.

Você pode selecionar quantos países quiser ao mesmo tempo e ir arrastando-os conforme desejar. Para excluir um país da seleção, clique com o botão direito do mouse sobre o mesmo.

A seguir, apresentamos um exemplo em que colocamos o Brasil posicionado em cima dos EUA:

Gostou da dica? Então deixe seus comentários e compartilhe nas redes sociais!

Fonte: TheTrueSize