Computação nas Nuvens é uma armadilha, alerta fundador do projeto GNU

image_pdfimage_print

Segundo Richard Stallman, ativista do software livre, os programas baseados em web como o Gmail do Google irão forçar as pessoas a aceitar sistemas proprietários e fechados, que irão lhes custar mais ao longo do tempo.

richard_stallman

Richard Stallman sobre computação nas nuvens: “Isso é uma estupidez. É pior que estupidez: é uma grande de uma jogada de marketing”. Foto: www.stallman.org

O conceito de usar programas web-based como o Gmail do Google é “pior do que estupidez”, de acordo com o ativista do software livre.

Computação nas nuvens – onde o poder da TI é distribuído pela internet conforme você necessita, em vez de restrita em um simples computador desktop – tem ganhado importância nos últimos anos. Grandes empresas de internet e tecnologia como Google, Microsoft e Amazon estão impulsionando seus planos de entregar informação e software pela internet.

Mas Richard Stallman, fundador da Free Software Foundation e criador do projeto GNU, disse que computação nas nuvens é simplesmente uma armadilha feita para forçar mais pessoas a aderirem sistemas proprietários que irão lhes custar mais ao longo do tempo.

“Isso é uma estupidez. É pior que estupidez: é uma grande de uma jogada de marketing”, disse ele ao The Guardian.

“Algumas pessoas estão dizendo que isso é inevitável – e sempre que você ouvir alguém falando isso, é bem provável que seja uma jogada de marketing para que isso se torne verdade.”

O novaiorquino de 55 anos disse que usuários de computadores deveriam manter as informações em suas próprias mãos, em vez de entregá-las a terceiros.

Seus comentários dão força ao que foi dito anteriormente por Larry Ellisson, fundador da Oracle, que criticou a campanha que vem sendo feita em favor da computação nas nuvens. Ele considera isso tudo apenas uma moda e sem sentido algum.

“O interessante sobre computação nas nuvens é que nós a redefinimos para incluir tudo que nós já fazemos”, disse ele. ” A indústria da computação é a única indústria que é mais orientada à moda do que a própria moda feminina. Talvez eu seja um idiota, mas para mim isso que andam falando não tem o menor sentido. É insano! Quando essa idiotice irá parar?”

O número crescente de pessoas armazenando informações em servidores acessíveis pela internet em vez de suas próprias máquinas, tem se tornado parte fundamental no surgimento de aplicações da Web 2.0. Milhões de pessoas agora colocam suas informações pessoais tais como emails, fotos e, cada vez mais, informações de trabalho, em sites de empresas como o Google.

A fabricante de computadores Dell recentemente tentou patentear o termo “computação nas nuvens”, mas no entanto sua tentativa foi negada.

Mas tem surgido crescentes preocupações de que a adoção massiva da computação nas nuvens possa representar uma mistura de problemas de privacidade e propriedade, com o risco de o próprio usuário ser bloqueado de acessar seus próprios arquivos.

Stallman, que é um defensor ferrenho da privacidade, aconselhou os usuários a continuarem trabalhando localmente e manterem seus arquivos em seus próprios computadores.

“Uma razão pela qual você não deve usar aplicações web para armazenar suas coisas é que você perde o controle”, diz ele. “Isso é tão ruim quando usar um programa proprietário. Faça suas coisas no seu próprio computador utilizando um programa que respeite a sua liberdade. Se você usar um programa proprietário ou o servidor web de um terceiro, você fica sem defesa. Você acaba ficando na mão de quem desenvolveu aquele software”.

Fonte: THE GUARDIAN