Como remover o Webssearches.com do PC

image_pdfimage_print

O Webssearches, programa de buscas que se infiltra no computador dos usuários sem autorização prévia, pode trazer muita dor de cabeça aos internautas. A ferramenta muda as configurações do Google Chrome , Internet Explorer ou Mozilla Firefox sem a permissão do usuário, de forma que os navegadores passam a utilizá-lo como motor de buscas padrão, no lugar do anterior, no browser.

Saiba como tirar o websearches.com do seu navegador (Foto: Reprodução/WebSearches)Saiba como tirar o websearches.com do seu navegador (Foto: Reprodução/WebSearches)

Apesar de isso não ser tão grave por si só, o plugin deixa o computador vulnerável para ameaças como vírus e outros malwares, e por isso é recomendável removê-lo o quanto antes. Veja abaixo como desinstalar o Webssearches dos três princiais navegadores de Internet.

Google Chrome

Passo 1. Clique no menu principal do Chrome, localizado no canto superior direito do navegador, e selecione “Configurações”;

Destaque para a opção de configurações no menu do Chrome (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque para a opção de configurações no menu do Chrome (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. No canto esquerdo, clique em “Extensões”. Encontre o add-on do Webssearches e clique na lixeira para exclui-lo;

Lixeira para apagar plugin do Chrome em destaque (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Lixeira para apagar plugin do Chrome em destaque (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Agora, clique em “Configurações”, no canto esquerdo, e vá até “Pesquisar”. Defina o mecanismo de buscas preferido;

Google definido como mecanismo de pesquisa padrão (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Google definido como mecanismo de pesquisa padrão (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Ainda em “Configurações”, encontre a seção “Inicialização” e clique no link “Configurar páginas”, que aparece na terceira opção.

Na janela que será aberta, apague o “Webssearches.com”, caso esteja lá. Você pode deixar a caixa em branco ou definir uma página da web específica como padrão.

Janela para definir páginas de Inicialização no Chrome (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Janela para definir páginas de Inicialização no Chrome (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Mozilla Firefox

Passo 1. Clique no menu do Firefox e selecione “Opções”;

Destaque em vermelho para Opções no menu do Firefox (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque em vermelho para “Opções” no menu do Firefox (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Na aba “Geral”, digite a URL desejada em “Página inicial” ou pressione o botão “restaurar padrão” e dê “OK”;

Nova URL digitada no campo Página inicial das opções do Firefox (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Nova URL digitada no campo “Página inicial” das opções do Firefox (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Clique novamente no menu e, desta vez, selecione “Complementos”;

Passo 4. Vá em “Extensões” e clique no botão “Excluir” ao lado do Webssearches;

Destaque para botão de excluir extensão do Wubssearches (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque para botão de excluir extensão do Wubssearches (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Internet Explorer

Passo 1. Abra o IE e clique no ícone de engrenagem, localizado no canto superior direito. Selecione o item “Opções da Internet”;

Caminho para abrir as opções da Internet no IE (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Caminho para abrir as opções da Internet no IE (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Na janela aberta, delete a página do Webssearches.com na área “Home Page” e digite uma nova URL de sua preferência, clicando em “OK” na sequência;

Janela Opções da Internet com nova página inicial definida (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Janela “Opções da Internet” com nova página inicial definida (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Clique mais uma vez na engrenagem, mas desta vez selecionando a opção “Gerenciar Complementos”;

Passo 4. Selecione “Provedores de pesquisa” na parte lateral esquerda da janela. À direita, selecione o Webssearches e clique no botão “Remover”;

Janela Gerenciar complementos com Webssearches selecionado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Janela “Gerenciar complementos” com Webssearches selecionado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Feche a janela de gerenciar complementos e reinicie o navegador.

Fonte: TECHTUDO