Como procurar por um termo específico em um vídeo do Youtube

image_pdfimage_print

Imagine a seguinte situação: você precisa localizar um trecho de um documentário de 2 horas que você está assistindo no Youtube, mas você não tem nem ideia em qual tempo do vídeo está o trecho que você está procurando. No entanto, você lembra alguma palavra ou frase que é falada no trecho que você está procurando. A pergunta que surge é a seguinte: existe algum recurso que me ajude a localizar o trecho que eu estou procurando ou eu terei que assistir ao vídeo inteiro (ou até encontrar o que estou buscando)?

Estive atrás dessa resposta por um bom tempo, pois esse foi um recurso que sempre procurei e nunca achei. Até que fuçando em algumas funcionalidade do Youtube, acabei encontrando uma maneira de fazer o que desejava. A seguir, detalho a solução encontrada.

1 – Ative as legendas.

A primeira coisa a se fazer é ativar as legendas do vídeo. Para isso, clique sobre o ícone “Legendas/legendas ocultas” que fica na barra inferior do vídeo, do lado direito (conforme indicado na figura a seguir):

2 – Ative a exibição da transcrição do vídeo.

Para isso, clique no link “Mais” (que fica logo abaixo do vídeo) e em seguida clique na opção “Transcrição”. Feito isso, será exibida logo abaixo a transcrição completa do vídeo. Lembrando que a transcrição nem sempre é perfeita, pois ela é gerada de forma automática pelo Youtube baseado no reconhecimento de voz.

3 – Faça a busca pelo termo desejado.

Agora basta usar a ferramenta padrão de busca do navegador. Aperte Ctrl+F e procure pelo termo desejado. No exemplo a seguir, buscamos pela palavra “obama”.

4 – Vá até o trecho selecionado.

Por fim, na janela de transcrição, clique sobre o trecho que você localizou na busca. Ao fazer isso, o vídeo irá pular para o momento da fala que você selecionou.

Uma solução simples, porém extremamente útil e que otimizará muito seu tempo quando precisar procurar por algum trecho em um vídeo.

Se quiser conhecer outras dicas úteis para Youtube, leia este, este, este e este artigos.

Gostou da solução? Deixe seu comentário!