Como os líderes conquistam a credibilidade?

image_pdfimage_print

* por Paulo Campos, mestre em Psicologia e professor do Insper.

Seja transparente na sua filosofia de liderança

Para alguns autores a única definição de liderança é o exemplo. Paulo Freire já dizia que “É preciso diminuir à distância entre o que se diz e o que se faz, até que, em um dado momento, a tua fala seja a tua prática”. Você como líder precisa explicitar de diversas formas o que você acredita, as suas crenças sobre o que é ser um líder para que seus liderados possam acreditar na sua fala e te seguir de forma voluntária.

lideres_credibilidade

Quando seus liderados percebem que você possui um alto grau de credibilidade eles estão mais propensos a terem orgulho de falar que trabalham na sua empresa ou para a sua equipe, possuem um forte espírito de equipe e tomam decisões como se a empresa fosse deles, ou seja, agem como se fossem dono. Alguns comportamentos facilitam essa percepção, por exemplo:

1. Dar um exemplo pessoal do que esperam dos outros

2. Dedicar tempo e energia para garantir que as pessoas com quem trabalha sigam os princípios e padrões adotados.

3. Cumprir as promessas e compromissos.

4. Pedir feedback sobre como as suas ações afetam o desempenho dos outros

Outra forma de conquistar a sua credibilidade é você ter clareza sobre os seus valores, expressar a sua equipe e agir de forma aderente ao que prega. Um exercício que costumo fazer em minhas aulas é apresentar uma lista de valores e solicitar que os alunos escolham 5 valores mais prioritários. Em seguida os convido a verificar quais ações correspondem aos valores. O uso que se faz do seu tempo é o indicador mais evidente do que é importante para você. Se você diz que algo é importante, é melhor indica-lo na sua agenda, nas pautas das reuniões, nos locais que visita e para as pessoas com quem se encontra.

Aqui vai uma dicaduka: Reserve um tempo em reuniões para reconhecer as pessoas que estão demonstrando um valor que você considera importantes e está alinhado também as suas crenças como líder.

Mochila nas costas e até a próxima trilha!

Professor Paulo Campos tem 20 anos de experiência em soluções de aprendizagem (Ensinar, Aprender e Liderar). Desde 2000 já realizou mais de 1.800 palestras para 80 mil pessoas nos temas relacionados ao comportamento humano nas áreas de Liderança, aprendizado de adultos e gestão de pessoas.

Fonte: EXAME