Como fazer backup da sua conta Gmail

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As informações enviadas por e-mail nos dias de hoje podem ser muito importantes, como dados sobre senhas, extratos bancários, históricos universitários, relatórios de negócios e correspondências gerais entre amigos ou família. Entretanto, é sempre possível que os dados que você salva na internet sejam apagados. Se você estiver preocupado com uma eventual perda dos seus dados, ou mesmo interessado em apenas baixar os seus emails para ter uma cópia no seu computador, a realização de backups regulares da sua conta é uma boa ideia. Após configurar sua conta para isso, você pode fazer o download de todos os seus e-mails para o seu HD seguindo os passos a seguir.

Método 1 de 6: Configurações de e-mail do Gmail

  1. Backup_gmail01_866.png

    Entre na sua conta do Gmail e clique em “Configurações” no canto superior direito. Essa opção pode ser acessada a partir de qualquer página do Gmail.

  2. Backup_gmail02_213.png

    Localize e clique na aba “Encaminhamento POP/IMAP”.

  3. Backup_gmail03_558.png
    Em “Baixar pelo POP” selecione a primeira opção: “Ativar POP para todos os e-mails (mesmo os que já foram baixados)”.
  4. Clique em “Salvar alterações” na parte inferior da página.
  5. Configure o seu cliente de e-mail seguindo os passos abaixo. Uma vez configurado, ele vai fazer o download dos seus e-mails, então lembre-se de abrir ele periodicamente para fazer o back up.

Método 2 de 6: Baixe o “Gmail Backup”

  1. Acesse: https://code.google.com/p/gmail-backup-com/ e selecione “download” para instalar o programa.
  2. Abra a sua linha de comando ou terminal e vá até a pasta dele.
  3. Execute o programa e troque “dir” pelo nome de pasta que desejar e coloque o seu e-mail e senha.

Método 3 de 6: Apple Mail

  1. Clique em “Mail” (e-mail) e então em “Preferences” (preferências).
  2. Clique na aba “Accounts” (contas).
  3. Clique no sinal “+” na parte inferior para adicionar uma nova conta.
  4. Coloque o seu nome no campo “Full Name” (nome completo).
  5. Insira o seu endereço do Gmail no campo “Email Address” (endereço de e-mail). Use “usuário@gmail.com” ou “usuário@seu_domínio.com” caso você seja um usuário do Google Apps.
  6. Coloque a sua senha do Gmail no campo “Password” (senha).
  7. Selecione a caixa “Automatically set up your account” (configurar sua conta automaticamente). Esse passo só se aplica caso você seja um usuário do Apple Mail 3.0, pule-o caso esteja usando a versão 4.0.
  8. Clique em create (criar).

Método 4 de 6: Outlook Express

  1. Clique em “Tools (ferramentas) > Accounts. Então clique em Add (adicionar) e então em “Mail”.
  2. Entre com seu nome no campo “Display Name” (nome de exibição) e clique em “Next” (próximo).
  3. Insira o seu endereço Gmail completo no campo “Address”(endereço) e clique em “Next”. Se você estiver usando o Google Apps, coloque “seu_nome_de_usuário@seu_domínio.com”.
  4. Digite pop.gmail.com no campo “Incoming mail” (e-mails de entrada) do servidor de entrada (POP3, IMAP ou HTTP) .
  5. Digite smtp.gmail.com no campo “Outgoing mail” (e-mail de saída) do servidor de saída (SMTP). Usuários do Google Apps devem digitar o nome do servidor, não o domínio.
  6. Clique em “Next”.
  7. Digite o seu e-mail completo no campo “Account Name” (nome da conta).Coloque a sua senha no campo “Password” e então clique em “Next” e então em “Finish” (terminar).
  8. Selecione “pop.gmail.com” no menu Account. Clique em “Properties” (propriedades).
  9. CliquE na aba “Advanced” (avançado).
  10. Preencha com as seguintes informações:

    • Marque a caixa ao lado de “This server requires a secure connection (SSL)” (esse servidor requer uma conexão segura SSL) em “Outgoing Mail” (SMTP).
    • Digite “465” no campo do “Outgoing mail” (SMTP).
    • Em “Outgoing Mail” (SMTP), marque a caixa ao lado de “This server requires a secure connection (SSL)”.
    • Em “Incoming mail” (POP3), marque a caixa ao lado de “This server requires a secure connection (SSL).” A porta vai mudar para a 995.
  11. Retorne para a aba Servers (servidores). Marque a caixa ao lado de “My server requires authentication” (meu servidor requer autenticação).
  12. Clique em Ok.

Método 5 de 6: Thunderbird

  1. Abra o Thunderbird.
  2. Entre com o nome de usuário Gmail e sua senha. Seu nome de usuário é tudo o que fica antes de “@gmail.com”.
  3. O Thunderbird vai fazer o download dos seus e-mails. Lembre-se de que ele não baixa os e-mails enviados.

Método 6 de 6: Windows Mail

  1. Clique no menu “Tools” e então em “Accounts”.
  2. Clique em “Add”.
  3. Selecione “Email Account” (conta de e-mail) e clique em “Next”.
  4. Entre com seu nome no campo “From” (de) das mensagens de saída e clique em “Next”.
  5. Entre com seu endereço Gmail completo. Para usuários do Google Apps, entre com “seu_nome_de_usuário@seu_domínio.com”.
  6. Preencha todos os campos necessários com as seguintes informações:

    • Incoming mail server type (tipo de servidor de entrada): POP3
    • Incoming mail (POP3 or IMAP) server: pop.gmail.com. Os usuários do Google Apps devem digitar esse nome, não o seu domínio.
    • Outgoing e-mail server (servidor de saída) (SMTP) name: smtp.gmail.com
    • Outgoing server requires authentication (servidor de saída requer autenticação): enabled (ligado)
  7. Clique em “Next” e entre com o seu e-mail completo e com sua senha.Usuário do Google Maps devem fornecer o endereço com os seus nome de usuário e domínio.
  8. Next novamente. Marque a caixa ao lado de “Do not download my e-mail at this time” (não baixar o meu e-mail agora). Clique em “Finish”.
  9. Na tela “Internet Accounts”, tenha certeza de que a conta pop.gmail.com está selecionada. Clique no botão “Properties”.
  10. Na aba “Advanced” (avançado), digite “465” na caixa ao lado de “Outgoing mail” (SMTP). Marque também a caixa ao lado de “This server requires an encrypted connection (SSL).”
  11. Selecione também “This server requires an encrypted connection (SSL)” na opção “Incoming mail” (POP3). A caixa ao lado de “Incoming mail” (POP3) deve mudar automaticamente para “995”.
  12. Clique em ok. Feche a janela “Internet Accounts”.

Dicas:

  • Pode demorar um pouco para tudo aparecer normalmente, pois os e-mails são baixados juntos em arquivos .bat.
  • Você pode usar uma solução em nuvem, como o Dropmyemail para fazer o backup da conta e então usar a função de migração com 1 clique para passar todos os seus e-mails para uma nova conta Gmail quando necessário. Dessa forma, você terá um backup periódico do seu Gmail e vai ter a possibilidade de migrar para qualquer outro serviço, incluindo o próprio Gmail.
  • Apenas os e-mails que aparecem em “Todos os emails” na sua conta serão incluídos. Os que estiverem na pasta “Spam” e na lixeira não serão baixados.
Fonte: WIKIHOW