Brasileiros com acesso à internet passam a ser maioria no país

image_pdfimage_print

Pesquisa mostra que 49% da população acessa a internet, contra 45% que nunca acessaram a rede

brasil_internet

Uma pesquisa do CETIC.br confirma a tendência de que o Brasil é cada vez mais um país conectado. Pela primeira vez, o número de brasileiros usuários de Internet (49%) supera aqueles que nunca acessaram a rede (45%). É considerado internautas quem tem 10 anos ou mais.

O aumento do acesso no Nordeste talvez seja a grande alavanca para o resultado. Segundo a pesquisa “TIC Domicílios 2012”, a região tem 27% de habitantes conectados. A região Sudeste permanece com a proporção mais alta de acessos (48%), seguida pela região Sul (47%), Centro-Oeste (39%), Nordeste (27%) e Norte (21%). Ao todo, 40% das residências brasileiras já possuem acesso. Em 2011, este número era de 36%.

Além disso, a utilização das lanhouses para entrar na internet caiu bastante no ano passado, chegando a 19%, indicando que o brasileiro, em sua maioria, já possui acesso doméstico. Entretanto, entre as classes D e E, elas ainda são o principal ponto de acesso.

O uso de internet em áreas urbanas (54%) do país é mais recorrente do que na zona rural (18%). A pesquisa também mostra que desde 2008, a utilização de internet na área rural se manteve praticamente estável em 18%.

Além disso, o brasileiro está acessando a internet com mais frequência e maior velocidade. O número de pessoas que utiliza a web diariamente saltou de 53% para 69%, e a quantidade de pessoas na maior faixa de velocidade de banda larga doméstica pulou de 6% para 32%.

Fonte: OLHAR DIGITAL