Bill Gates e Zuckerberg ensinarão programação em projeto educacional

image_pdfimage_print

code_org

Uma nova organização sem fins lucrativos chamada Code.org foi criada com o objetivo de difundir o ensino de programação. A entidade já nasce grande, com cerca de dezenas de milhões de dólares em caixa para investimento, com o apoio de grandes personalidades e empresas do mundo da tecnologia.

Uma das primeiras iniciativas foi o um programa chamado “Hour of Code”, que aconteceu na segunda semana de dezembro. Na ocasião, pessoas sem conhecimento prévio foram introduzidas ao mundo da ciência da computação com material interativo, incluindo tutoriais de Bill Gates e Mark Zuckerberg. A intenção do projeto é atingir 10 milhões de estudantes e terá arte relacionadas a Angry Birds e Plants vs. Zombies.

Além dos dois, Google, Microsoft, Amazon, LinkedIn, também estão bancando a organização, dirigida por Hadi Partovi, ex-executivo da Microsoft e investidor-anjo. Apple, Dropbox, Yahoo e EA são outros nomes que apoiam o trabalho da Code.org.

“Queremos retirar o véu sobre esta arte sombria de magia negra que separa você de Mark Zuckerberg”, afirmou Partovi em entrevista durante evento de lançamento em San Francisco.

A Code.org chegou a lançar um vídeo em fevereiro deste ano, no qual celebridades e CEOs de tecnologia falam sobre a importância da programação. O vídeo já foi visto mais de 10 milhões de vezes no YouTube.

A organização deverá fornecer o material para estudantes de várias idade, com o equipamento necessário e conexão à internet, afirma Partovi. A intenção é inspirar os estudantes a explorar a ciência da computação para sua educação e suas carreiras.

Confira o vídeo: