Apple e Google superam Coca-Cola na lista de marcas mais valiosas do mundo, diz pesquisa

image_pdfimage_print

A Coca-Cola perdeu espaço como marca mais influente do mundo para as empresas de tecnologia, em particular a Apple e o Google, revela uma pesquisa da consultora Interband.

marcas_valiosas

Pela primeira vez desde 2000, quando a Interband começou a realizar este estudo, a Coca-Cola perdeu o primeiro lugar na lista das 100 marcas mais valiosas do mundo. As grandes empresas de tecnologia conquistaram a liderança, com a Apple como primeira da lista, o Google em segundo, e em terceiro a Coca-Cola. Na lista das dez marcas mais influentse estão IBM, Microsoft, General Eletric, McDonald’s, Samsung, Intel e Toyota.

Segundo o relatório da consultoria, o valor da Apple é de US$ 98,3 bilhões, em crescimento de 28% desde 2012. O valor da Coca-Cola também cresceu em comparação com o ano passado de 2%, alcançando uma cota de US$ 79,2 bilhões.

“Não existe duvida que a Coca-Cola é uma marca de valor, mas a Apple e outras marcas líderes do setor tecnológico se tornaram o manifesto da comunidade do marketing”, disse o diretor executivo da Interband, Jez Frampton. “Estas empresas mudaram literalmente a nossa forma de viver, como compramos e como nos comunicamos com os outros”, destacou ele.

Outra empresa que está alcançando cada vez mais espaço é o Facebook, que no seu segundo ano na classificação passou do 69º para o 52º lugar.

Já a Blackberry e a Nokia, empresas que vivem uma crise, perderam posições. A Blackberry passou do 52º lugar em 2011 para o 93º em 2012 e este ano não aparece na lista. Já a Nokia, 14ª em 2011, o ano passado caiu para a 19ª posição e este ano aparece no 57º lugar da lista.

Fonte: ITATIAIA