App mostra ao usuário o quanto seu meio de transporte polui o meio ambiente

image_pdfimage_print

nosso_transporte

O Nosso Transporte é um aplicativo que busca conscientizar as pessoas sobre os danos que uma escolha errada pode causar ao meio ambiente.

O app mostra o quanto o usuário pode despejar de dióxido de carbono equivalente (CO2e) na atmosfera com uma simples viagem. A partir do sistema de localização do smartphone ou tablet, o aplicativo sugere o melhor meio para chegar ao seu destino, considerando custo, dano ao meio ambiente e até calorias perdidas.

Basta digitar o endereço de onde você quer chegar, o preço do litro de combustível (etanol, diesel, gasolina comum ou aditivada) e o valor da passagem de ônibus ou trem. O Nosso Transporte então mostra as opções de trajeto disponíveis: por carro, transporte público, bicicleta ou a pé.

No teste feito pela INFO, o app não identificou o endereço correto de partida, calculando os trajetos a partir da região da Lapa, zona noroeste de São Paulo. Para chegar de carro até a Praça da Sé, no centro da capital paulista, o aplicativo indicou que seriam despejados 3,02 quilos de CO2e no ar.

Usando transporte público, o mesmo trajeto resulta em 0,27 quilo de CO2 e na atmosfera. De bicicleta, o usuário teria uma perda de 161 calorias, enquanto uma (longa) caminhada o ajudaria a perder 509 calorias. O app só não mostra o tempo gasto neste percurso, calculado em cerca de 9 quilômetros. Você ainda pode manter um histórico de suas viagens, registrando todos os dados levantados pelo aplicativo.

A página inicial do app traz ainda dicas de como cuidar melhor do meio ambiente, sugerindo o uso da bicicleta para trajetos curtos, por exemplo. Além disso, o Nosso Transporte vem com um minigame chamado “Catalisador”, que coloca o usuário na função de um robô que limpa as nuvens de poluição sobre o trânsito congestionado.

O app ocupa 26 MB de espaço no dispositivo e não está disponível para iOS.

[Baixe o Nosso Transporte para Android]

Fonte: INFO