Aplicativos do Governo Federal

image_pdfimage_print

app_governo

O Governo Federal disponibilizou recentemente um site muito útil para a população. Trata-se do Guia de Aplicativos do Governo Federal.

O guia é um catálogo de aplicativos para dispositivos móveis criados por órgãos do poder executivo federal. É um portal centralizador, no qual o cidadão obtém informações e conhece os aplicativos que o governo oferece à população.

Todos os aplicativos disponibilizados no portal são gratuitos e de responsabilidade de órgãos de governo. A página é bastante amigável e permite que os usuários busquem os aplicativos por categoria, por órgão, por plataforma e também mostra quais aplicativos estão em destaque no momento. Além disso, a página permite ao usuário sugerir algum aplicativo para ser incluído no catálogo.

Atualmente, há dezenas de aplicativos cadastrados no site. Algusn dos destaques são:

– Infraero Vôos Online: aplicativo feito para quem quer fazer uma viagem de avião sem surpresas e sem problemas. Além de consultar os horários de partidas e chegadas de voos de 50 aeroportos brasileiros, agora você pode saber qual a distância de onde você está até o aeroporto para onde precisa ir e compartilhar as informações do seu vôo por SMS, e-mail, Facebook ou Twitter.

–  CheckPlaca: permite a todos os cidadãos, por meio do computador ou do telefone, fazer a consulta de veículos registrados na base nacional do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Sinesp, o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, do Ministério da Justiça.

– Calculadora do Cidadão: simule situações, efetuando cálculos de serviços financeiros com as informações que você fornecer. Faça correções monetárias, com emprego de séries históricas de taxas e indicadores financeiros armazenados no Banco Central do Brasil. Serviços disponíveis: – Aplicação com depósitos regulares – Financiamento com prestações fixas – Valor futuro de um capital – Correção de valores – Cartão de crédito.

– Viajantes no Exterior: aplicativo da Receita Federal do Brasil destinado aos Viajantes Internacionais, com funcionalidades como Declaração Eletrônica de Bens de Viajante (e-DBV), ‘Dicas de Viagem’, vídeos informativos sobre Regras de Bagagem e informações sobre procedimentos alfandegários, etc.

– Onde tem táxi aqui?: aplicativo do Ministério das Cidades, que procura por pontos de táxi em todo o território Brasileiro.

Banco do Brasil: aplicativo para utilização de clientes do Banco do Brasil.

– Caixa: aplicativo para utilização de clientes da Caixa Econômica Federal.

 

 

Fonte: GOVERNO FEDERAL