Anatel divulga resultados da pesquisa de satisfação dos usuários de telecom

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Primeiros números divulgados pela Agência mostram resultados de telefonia fixa residencial e não residencial, além de telefone de uso público.

A Anatel divulgou nesta sexta-feira (19) os primeiros resultados da pesquisa nacional de satisfação dos usuários com os serviços de telecomunicações.

Para a elaboração da pesquisa foram ouvidos cerca de 200 mil usuários, que avaliaram os serviços de telefonia fixa (STFC), telefone de uso público (TUP), telefonia móvel (SMP) e os serviços de TV por Assinatura, em categorias como atendimento, tarifas e preços e qualidade das ligações.

A pesquisa também avaliou a satisfação dos usuários em relação aos serviços de banda larga prestados pelas empresas de telefonia fixa e móvel e TV por assinatura, englobando tópicos como satisfação com os preços das ofertas, velocidade e estabilidade da conexão. Na apresentação foram divulgadas as informações referentes à telefonia fixa e à banda larga fixa. Os dados sobre telefonia móvel e TV por Assinatura serão abordados, respectivamente, em eventos no Recife (23 de abril) e em São Paulo (25 de abril). Veja abaixo as principais descobertas do estudo em cada categoria:

Telefonia fixa residencial (STFC-R)

No STFC Residencial, os resultados mostraram que 46,5% dos usuários estão satisfeitos ou muito satisfeitos, e 40,7% consideram o serviço mediano ou regular. Além disso, 12,8% estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos.

Os usuários de banda larga residencial prestada pelas empresas de telefonia fixa estão satisfeitos ou totalmente satisfeitos em 52,2% dos casos. Já 25,9% consideram o serviço prestado regular ou mediano e 21,9% estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos.

Telefonia fixa não residencial (STFC-NR)

Os usuários de telefonia fixa não residencial estão satisfeitos ou totalmente satisfeitos em 55,5% dos casos, e 38,8% consideram o serviço prestado regular ou mediano. Apenas 5,7% estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos.

Dos usuários de banda larga não residencial ou corporativa fornecida por empresas de telefonia fixa, 59% estão satisfeitos ou totalmente satisfeitos com o serviço, e 16,8% estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos. Já 24,2% o consideram mediano ou regular.

Telefone de uso público (TUP)

No caso do telefone de uso público (TUP) apenas 1,1% consideram o serviço satisfatório, enquanto 48,7% o consideram mediano ou regular e 50,2% estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos.

Fonte: IDGNOW