12 cursos gratuitos para profissionais de TI

image_pdfimage_print

As plataformas de cursos gratuitos, como Coursera, edX e Canvas, já trazem uma quantidade enorme de material para que você estude os mais diversos assuntos – e tudo sem precisar desembolsar um centavo sequer.

Selecionamos, então, 12 cursos gratuitos que vão ensinar para você mais sobre computação de maneira geral, segurança – que está bem em alta – e gestão de projetos, algo que nunca sai de pauta no mercado. Alguns são básicos e dispensam conhecimento prévio, sendo voltados especialmente para quem quer começar. Mas outros são bem mais específicos, pedindo que você saiba um pouco de programação. E todos exigirão inglês ao menos em nível intermediário. Veja mais informações sobre eles e saiba como se inscrever a seguir.

Segurança da Informação e Gestão de Riscos

Voltado para o lado de gestão, o curso apresentará as técnicas mais recentes usadas para manter informações e sistemas seguros. Experts mostrarão estratégias para proteção de dados, partindo desde as políticas e procedimentos iniciais até as verificações finais. Alunos que concluírem as aulas ainda poderão se aprofundar em outros dois cursos, também dados por professores da Universidade de Washington.

Os estudos serão iniciados no dia 26 de agosto e se estenderão por dez semanas, com 4 a 6 horas de aulas/semana. As inscrições podem ser feitas aqui, e os cursos posteriores podem ser acessados aqui eaqui.

Além do Vale do Silício: O Crescimento do Empreendedorismo nas Economias de Transição

O Vale do Silício (Silicon Valley) é o lar de diversas startups que deram certo, como o Google. Mas é possível criar e levar a sua para frente mesmo em um ambiente não tão voltado para empreendedorismo. E é justamente disso que trata este curso, que trará um empresário diferente em cada aula para discutir o tema. A ideia é basicamente compartilhar experiências de gerenciamento feitas em áreas e regiões distintas, para assim provar o ponto apresentado.

As introduções das aulas serão feitas pelo professor Michael Goldberg, da Case Western Reserve University, e elas começaram no último dia 28 de abril. É possível acessar o material dos dias perdidos, e o curso ainda durará seis semanas, com 2 a 3 horas de estudo semanais. Inscrições abertas neste link.

Engenharia de Startups

Depois de entender como criar e manter uma startup – ou mesmo sem ter feito o curso anterior –, vale checar estas aulas, já concluídas, dadas por professores da Universidade Stanford. Elas foram voltadas para a parte técnica, a engenharia por trás dessas empresas iniciantes na área de tecnologia, e apresentam ferramentas e técnicas usadas pelos programadores por trás delas.

Os professores responsáveis foram Balaji S. Srinivasan e Vijay S. Pande, ambos de Stanford, e engenheiros de startups já renomadas fizeram participações especiais em alguns vídeos. O curso exige conhecimento básico de programação, e leva cerca de 12 semanas para ser concluído, com 2 a 20 horas/semana de estudos. Para se inscrever e acessar o material, clique aqui.

Criptografia II

Em alta atualmente, a criptografia não deixou de ser uma ferramenta complexa. Mas o curso, em sua segunda parte, explica um pouco mais sobre os sistemas de chaves públicas e privadas e tudo que acontece por trás de protocolos do tipo. As aulas serão ministradas pelo professor Dan Boneh, que chefia o grupo de criptografia na Universidade de Stanford.

Com início previsto para o dia 21 de julho, o curso durará seis semanas, com 6 a 8 horas de estudo semanais. Vídeos terão legendas em inglês, e um certificado de conclusão será dado a quem completar tudo com pelo menos 70% de pontuação na resolução de problemas. Faça inscrições por aqui – e confira a parte I do curso aqui.

Introdução à Ciência da Computação

Versão online do CS50x da Universidade de Harvard (ao lado), o curso, como o nome sugere, serve como uma introdução à ciência da computação e ensina estudantes a “pensar de forma algorítmica e a resolver problemas de um jeito eficiente”. Entre os tópicos tratados estão abstração, algoritmos, estruturas de dados, gerenciamento de recursos, segurança e engenharia de software, e as linguagens envolvidas incluem C, PHP, JavaScript, CSS e HTML.

O curso não tem data para começar ou terminar, podendo ser feito no ritmo do próprio aluno. Quem o completa com pelo menos nota 9 na resolução de problemas e com um projeto final, recebe um certificado HarvardX. Inscreva-se por aqui.

Introdução à Programação, parte I

Um pouco mais avançado que o CS50x, estas aulas de introdução à programação já foca mais na parte de escrever uma aplicação em C ou C++ e resolver problemas computacionais práticos. O curso é ministrado pelo doutor Deepak B. Phatak, especialista no Instituto Indiano de Tecnologia (IIT) desde 1971 e PhD em ciência da computação pela mesma instituição.

As aulas começam no próximo dia 29 de julho, e o curso dura um mês e meio, dividido em 8h por semana. O professor exige conhecimento em matemática, ao menos no nível de ensino médio, e uma segunda parte deve começar pouco depois da conclusão desta primeira. As inscrições podem ser feitas aqui.

Introdução ao Linux

Fruto de uma parceria da Linux Foundation com a plataforma edX, o curso de introdução a Linux era oferecido por 2.400 dólares antes de ser disponibilizado gratuitamente. Ele oferece exatamente o que o nome diz: uma introdução aos principais elementos e recursos do sistema operacional, prometendo ser muito útil para quem não tem intimidade com o software e precisa lidar com ele com certa frequência.

Quem ministrará as aulas será o PhD Jerry Cooperstein, que trabalha com Linux desde 1994 e na fundação desde 2009. O curso começa no dia 1º de agosto, e tem duração estimada de 40 a 60 horas. Não é exigido conhecimento prévio, embora conhecimento de computação seja bem-vindo. Dá para se inscrever por aqui.

História da Internet, Tecnologia e Segurança

Menos técnicas, as aulas dadas por Charles Severance, da Universidade de Michigan, servem como uma porta de entrada para web design, desenvolvimento, programação e administração de redes. O programa envolve especialmente a história da web, e trata de assuntos como segurança, aplicações, proteção de dados e identidades online.

O curso começa no dia 2 de junho, e dura 11 semanas, com 3 a 5 horas de estudo a cada sete dias. Materiais exigidos são fornecidos pelo próprio Coursera, e os vídeos têm legendas em inglês, para tornar o acompanhamento um pouco mais fácil. As inscrições podem ser feitas aqui.

Big Data e Física Social

Um tanto mais específico, o curso tenta ajudar os alunos a entender melhor o conceito de big data e a usá-lo para “melhorar empresas, cidades e o governo”. A ideia é mostrar que essa ciência pode ser usada para prever padrões de comportamento – e sem ter que prejudicar a privacidade das pessoas. O professor será Alex Pentland, diretor do laboratório de “Human Dynamics” do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

O curso começa no próximo dia 12 de maio, e tem duração de apenas cinco horas, podendo ser completado em uma semana. Um certificado de honra é dado para quem acompanhar todas as aulas.Inscrições podem ser feitas aqui.

Básicos do e-commerce

Segundo a própria descrição, o curso dará uma introdução aos “conceitos-chave” por trás do e-commerce, além de apresentar modelos de negócios e tendências para o comércio digital. Depois dessa entrada, alunos também aprenderão a começar suas próprias lojas online – no caso, usando a plataforma da empresa responsável pelas aulas gratuitas.

Os estudos começam no próximo dia 5 de maio, e vão até 23 de junho. Não há uma média de horas/semana, mas alunos poderão interagir uns com os outros em um fórum de discussão e os trabalhos serão vistos por especialistas. Dá para fazer as inscrições aqui.

Gerenciamento de projetos para profissionais de negócios

Apesar do nome, os ensinamentos do curso podem acabar aproveitados por profissionais de outras áreas. As aulas darão ênfase a todo o processo de gerenciamento de projetos seguindo o Guia PMBOK (“PMBOK Guide”) – que não é exigido pelo professor, aliás. De acordo com a descrição, alunos que concluírem os estudos serão “capazes de planejar, agendar, orçar, estimar, controlar e monitorar projetos”.

Quem dará as aulas será Peter von Stackelberg, que tem 30 anos de experiência na área, tendo como clientes empresas como Honda, Nissan e Kraft Foods. Elas começam no dia 19 de maio e vão até 7 de julho, e as inscrições podem ser feitas aqui.

Tecnologia e o Futuro: Gerenciando Mudanças e Inovação

Ministrado pelo mesmo Peter von Stackelberg, o curso se propõe a focar no futuro, tratando mais do gerenciamento de tecnologia e inovação. “Conceitos, ferramentas e processos serão explorados em leituras, atividades em grupo e análises de caso”, diz a descrição, que ainda afirma que os alunos sairão das aulas entendendo como as mudanças tecnológicas afetam indivíduos, negócios e toda a sociedade – e sendo capazes de “explicar como desenvolver e implementar inovações tecnológicas de forma organizada”.

O curso começou no último dia 7 de abril, mas o material está livre para ser consultado e os estudos vão até o dia 9 de junho. Inscreva-se por este link.

Acervo de materiais

Caso você seja um auto-didata, o reSRC serve como um acervo gigante de livros e outros materiais para quem tem interesse em aprender mais sobre ciências da computação. Um campo de pesquisa na página inicial ajuda a encontrar as informações relativas ao assunto que mais interessar, e todo o conteúdo também é gratuito.

Fonte: INFO