10 Programas gratuitos para recuperar arquivos deletados no Windows

image_pdfimage_print

Quando você deleta um arquivo no Windows, ele vai para a lixeira. Porém, caso você esvazie a lixeira ou apague o arquivo em definitivo (através do atalho Shift+delete), o arquivo some para sempre, certo? Errado! Na verdade, o arquivo continua fisicamente no disco (ou outro dispositivo de armazenamento que você esteja utilizando como um pendrive, um cartão de memória, etc). O que acontece é que o sistema operacional exclui somente as referências para os arquivos (e não o conteúdo propriamente dito), e por isso o conteúdo dos arquivos deletados continua no seu dispositivo. Porém, ao deletar o arquivo, o espaço ocupado por ele passa a ser disponibilizado para regravação. Ou seja, mesmo o conteúdo do arquivo ainda existindo fisicamente, ele pode ser sobrescrito a qualquer momento, à medida que o usuário vai salvando novos arquivos no dispositivo.

Dessa forma, caso você delete por acidente algum arquivo importante, é preciso agir rápido se ainda quiser tentar recuperá-lo, pois quanto mais gravarmos dados no dispositivo de armazenamento a partir desse momento, maior é a possibilidade de sobrescrever os dados apagados. Portanto, ao deletar algum arquivo por engano, evite gravar qualquer arquivo no seu dispositivo ou mesmo instalar programas (até mesmo os programas de recuperação que vamos apresentar a seguir; procure instalá-los em um outro dispositivo, como por exemplo um pendrive). Recomenda-se até mesmo evitar abrir e fechar programas, pois isso pode gerar arquivos temporários.

A seguir, apresentamos algumas alternativas gratuitas de programas de recuperação de arquivos em disco (data recovery em inglês).

1. Recuva Free

Recuva Free é muito fácil de usar. O assistente te pergunta que tipo de arquivos você está procurando e onde procurar. Em seguida, ele faz a verificação (sistemas de arquivos FAT, exFAT e NTFS são suportados). Todos os arquivos encontrados são listados (com pré-visualização de imagens), e você pode restaurar qualquer coisa que você precisa em poucos cliques.

Recuva_free

O modo avançado oferece mais opções, no entanto quanto mais opções você escolher, mais lenta será a varredura (porém mais arquivos serão recuperados). É possível localizar arquivos que contenham um determinado texto, e existe até mesmo uma opção para limpar os arquivos que contenham informações sensíveis de forma segura, garantindo que ninguém mais vai ser capaz de recuperá-los. Seja qual for o modo que você está usando, o Recuva é uma excelente ferramenta de recuperação, eficaz e muito fácil de usar.

Baixar o Recuva

 

2. Undelete 360

O Undelete 360 é a versão gratuita de um produto comercial, e dessa forma não inclui algumas características úteis da versão paga (filtragem de arquivo, pré-visualizações, etc). Estas funcionalidades até aparecem no programa, porém quando você clica, ele pede para que você faça o upgrade.

undelete_360

Não há restrições sobre a quantidade ou o tamanho dos arquivos que você pode recuperar. O programa é muito simples de usar: indique uma unidade de disco e ele vai procurar por arquivos apagados. A velocidade de varredura não é alta, mas o Undelete 360 pode recuperar arquivos que outros programas não conseguem, e por isso é definitivamente vale a pena considerar seu uso.

Baixar o Undelete 360

 

 

3. MiniTool Partition Recovery

Programas undelete padrão são perfeitos para recuperar alguns arquivos, mas se você perdeu uma partição inteira, então você provavelmente vai se beneficiar de um aplicativo específico para este fim como MiniTool Partition Recovery. O programa gratuito (para uso pessoal) tem uma interface baseada em assistente, o que o torna muito simples de usar.

MiniTool

Indique para o programa a unidade de disco que você deseja recuperar, especifique a área a ser pesquisada e ele vai procurar a partição perdida. Um relatório vai te informando o que o programa for encontrando e você pode recuperar a partição em poucos segundos. No entanto, ele não te permite fazer um disco de recuperação inicializável; dessa forma, se a partição de sistema estiver danificada, o MiniTool Partition Recovery não vai ajudá-lo muito. No entanto, ele fornece uma maneira rápida e fácil de localizar e restaurar partições perdidas.

Baixar o Minitool Partition Recovery

 

4. Wise Data Recovery

É difícil encontrar uma ferramenta de recuperação mais simples de se usar do que o Wise Data Recovery. Não há menus, nem opções complicadas ou caixas de diálogo: tudo que você faz é escolher uma unidade, clicar em “Scan” e esperar que o programa localize todos os arquivos deletados. Em seguida, escolha o que você precisa recuperar, clique em “Recover” e pronto.

WiseDataRecovery

O programa parece não funcionar bem com unidades FAT e é gratuito apenas para uso pessoal. Mas se o que você precisa é algo rápido e fácil para recuperar arquivos de unidades NTFS, então ele te atende perfeitamente.

Baixar o Wise Data Revovery

Fonte: TECHRADAR