10 lições para todo empreendedor de primeira viagem

image_pdfimage_print

Thomas Pichon, fundador da The Collaborative Startup, compartilhou lições de negócio que todo empreendedor de primeira viagem deveria aprender.

empreendedores_1a_viagem

O empresário francês Thomas Pichon compartilhou no Quora as 10 maiores lições de negócio que todo empreendedor de primeira viagem deveria aprender.

O usuário, que sempre dá dicas sobre empreendedorismo na rede de perguntas e respostas, é autor do livro “Mastering marketing for Startups” (Dominando o marketing para startups) e fundador da The Collaborative Startup, uma iniciativa para ajudar empresários a crescer com suas startups.

Então, se você está iniciando nesse mercado e deseja ter sucesso nessa empreitada, vale a pena dar uma olhada nas 10 lições listadas a seguir.

1. Mergulhe em comunidades existentes

No início de um empreendimento, uma das formas mais importantes de alavancar um negócio é construindo uma boa rede de networking.

De fóruns, meetups, webinars até convite a potenciais consumidores ou parceiros para um café ou conversa no Skype, é preciso estar aberto para aprender com seu mercado.

2. Deixe seus fãs engajados

Construa uma comunidade para sua iniciativa. Uma forma de dar visibilidade para o negócio é estar sempre engajando seu grupo de fãs e adeptos da ideia.

Compartilhe conteúdos úteis, produza blogs, podcasts, vídeos e organize encontros. Faça isso desde o primeiro dia.

3. Faça o que tem de fazer

“Feito é melhor que perfeito” – já dizia Mark Zuckerberg. Não adianta ter uma boa ideia e nunca colocá-la em prática. Pior ainda é parar uma iniciativa no meio.

Segundo Pichon, os líderes de sucesso aconselham a definir metas e fazer tudo o que é possível para alcançá-las. Comece esse planejamento desde já, e mãos à obra.

4. Trabalhe com a metodologia certa

Não importa qual será a iniciativa: alguém provavelmente já explorou essa opção antes de você.

Então, invista seu tempo em pesquisar e ler sobre as informações que outras pessoas já compartilharam sobre o assunto.

Encontre alguém que já tenha sido bem sucedido no que você quer fazer e pegue o máximo de informações sobre o assunto.

5. Veja seu negócio como um experimento

Para Pichon, administrar um negócio é sempre um teste, até que o empreendedor encontre o caminho certo. A dica, então, é nunca presumir que algo dará perfeitamente certo ao abrir um novo empreendimento.

Esteja sempre colocando sua ideia em teste para se certificar de que está construindo um negócio sólido, e também esteja pronto para ouvir o que o mercado tem a dizer para mudar seus planos caso isso seja necessário.

6. Resolva problemas concretos

Para seu negócio, tenha uma filosofia baseada na ideia de que sua proposta de seu negócio sempre será resolver um problema e ser útil para outras pessoas, para que elas alcancem seus objetivos.

Então, além de realizar um ótimo atendimento para seus clientes, preocupe-se sempre em compartilhar conteúdos úteis em blogs ou páginas. Seja prestativo.

7. Venda o produto antes de criá-lo

De nada adianta lançar um novo produto sem ter conquistado possíveis clientes para vendê-lo. Então, antes de começar a criar uma solução, tente vender a ideia para seu alvo consumidor. Pichon explica em três tópicos rápidos como pensar nessa estratégia:

1 – Publique uma página de vendas;
2 – Prepare uma sessão de pré-venda para anunciar em sua comunidade;
3 – Consiga dinheiro com a primeira venda.

8. Nunca desista

Não se desespere caso o negócio não esteja dando certo nas primeiras tentativas. Afinal, até grandes empresas já passaram por problemas.

Então, não pense em desistir no primeiro momento em que perder um cliente, ouvir uma reclamação ou não conseguir alcançar uma meta.

9. Aprenda a gerenciar o tempo

Para quem vai abrir uma startup já não é segredo que o tempo é um dos bens mais preciosos. E ele deve ser administrado da melhor maneira possível. Thomas Pichon lista algumas dicas que podem lhe ajudar a se tornar mais produtivo:

1 – Automatize o máximo de tarefas possíveis;
2 – Tenha um número fixo de horas para trabalhar por dia, e siga essa meta;
3 – Tenha uma lista bem precisa das coisas mais urgentes que precisam ser feitas e não se prenda apenas em tarefas que lhe agradam.

10. Paixão e objetivo

Para Pichon, esta é uma lição fundamental para os empreendedores: é preciso ter paixão e objetivo naquilo será criado.

“O incentivo mais valioso que irá guiá-lo através da jornada é a sua paixão e o seu objetivo. Não paixão pela sua ideia. Paixão pelos seus clientes, pela sua comunidade, pelas pessoas que você quer servir e ajudar. Paixão por um mundo melhor. É assim que você vai criar uma comunidade incrivelmente capacitada, a qual irá lhe ajudar a transformar sua jornada em um sucesso. Então, pense sobre qual será o seu propósito antes de começar qualquer negócio. Faça isso por você, e por todos nós”, diz o executivo.

Fonte: EXAME