Você sabe como funciona um holograma?

image_pdfimage_print

Dois cantores no palco: um canta ao vivo e o outro playback. Um está vivo, e o outro está morto há 17 anos. Esse milagre da tecnologia assombrou o público de um festival de música, nos Estados Unidos. Os cantores em questão são o Rapper Snoop Dog e Tupac, que morreu em 1996, ressuscitado por um sistema que mistura ilusionismo e projeção de vídeo.

Duetos “do além” já foram feitos. Em 1992, Nat King Cole reapareceu em um vídeo cantando com a própria filha, Natalie Cole, durante um show. Mas agora as imagens são tridimensionais e em alta definição. Em vez de uma simples projeção na tela, pessoas que já morreram ressurgem no palco, como se tivessem o poder de se materializar outra vez.

O sistema permite fazer o que parece impossível acontecer em um palco: o cantor pode desaparecer em um estalar de dedos e reaparecer de repente. Também pode interagir com ele mesmo, como se fossem cantores iguais ou irmãos gêmeos. Mas sem dúvida o lado mais sensacional dessa invenção é poder reproduzir, em três dimensões, a imagem de quem não existe mais.

Para entender melhor, funciona assim: escondido na parte de cima do espaço onde ocorre a apresentação, existe um projetor apontado para baixo, que manda as imagens gravadas para uma tela que fica em um nível mais baixo, à frente do palco. O público, posicionado diante do palco, não consegue vê-la. Essa tela funciona como um espelho e reflete a imagem para uma película finíssima, praticamente invisível, colocada em um ângulo de 45 graus à frente do palco. A ilusão é de que o que foi projetado nessa película está realmente ali. Os atores ou cantores de carne e osso, na verdade, contracenam com o vazio, porque eles não enxergam a projeção. Eles ficam atrás da película. E apenas quem está de frente para o palco vê o efeito.

Um dos artistas que em breve poderá ser assistido como se estivesse vivo é Michael Jackson. Os irmãos do cantor, falecido em 2009, já andaram dizendo que querem organizar uma turnê com o rei do pop. Se depender dessa tecnologia, os artistas não vão ficar mais só na memória dos fãs. Estarão eternamente nos palcos.

Confira a performance abaixo!


 

Fonte: BLOG MAIS ESTUDO