Top 10 estações de metrô mais lindas do mundo

image_pdfimage_print

Estações de metrô são tão comuns que acabam passando despercebidas. Pelo menos em São Paulo, quase ninguém tem tempo para olhar ou admirar uma estação. Mas não seria assim se estivessem em outras metrópoles cujas linhas subterrâneas são um espetáculo à parte, algumas delas transformam a experiência de andar de metrô em um deleite para os olhos. Se encante com as 10 estações de metrô mais lindas do mundo!

Estocolmo, Suécia

A rede da capital sueca é considerada por muitos como a mais bela do planeta. Também pudera: suas estações combinam materiais de alta qualidade, projeto de iluminação personalizada e um design quase sempre inovador. A linha azul, por exemplo, mantém à vista, em todas as suas estações, as pedras que separam túnel e solo. A arquitetura, claro, faz o devido arremate na brutalidade das pedras.

Moscou, Rússia

Com sete milhões de passageiros por dia, o metrô de Moscou é o segundo mais movimentado do mundo, atrás apenas de Tóquio. O estilo clássico domina as estações, tanto nos vitrais e abóbadas quanto nos tetos e pisos ornamentados.

Frankfurt, Alemanha

Metade da população de Frankfurt anda exclusivamente de metrô. Também pudera: com 670 mil habitantes, a cidade conta com 86 estações que atendem a praticamente todos os seus bairros. Cada parada se propõe a fazer uma espécie de provocação à mesmice do cotidiano, porém, há uma que se destaca: ela tem uma entrada que se assemelha a um vagão de metrô rompendo a superfície da terra.

Kaohsiung, Taiwan

O metrô de Kaohsiung é marcado por imensos painéis de vidro e um projeto de lighting design customizado para cada estação que da um “ar” ora cinematográfico, ora minimalista. Obras de arte decoram todas as paradas, de telas e mosaicos a esculturas.

Washington, EUA

Construído a partir de 1976, o metrô de Washington é considerado pelos norte-americanos o mais bonito do país. Com 28 estações, ele foi projetado pelo arquiteto Harry Weese e tem a cara dos anos 1970: é todo de concreto aparente, possui saguões livres de colunas que possam interferir no visual e conta com uma iluminação indireta que lhe dá um aspecto bastante futurista.

Paris, França

O metrô de Paris é um dos mais antigos e famosos do planeta (existe há 122 anos). Suas estações refletem a história da cidade. As mais antigas, por exemplo, seguem o estilo art nouveau. Mas o art déco e o modernismo também comparecem. Circular no metrô parisiense é uma aula de história e arquitetura.

Montréal, Canadá

Conhecida por uma extensa rede subterrânea de corredores e shoppings que servem como ponto de encontro da população durante os meses mais frios do inverno, Montréal também tem uma das mais arrojadas redes de metrô do planeta. As estações contam com obras de arte, espaços para apresentação de música e performances, além de uma estrutura para ciclistas.

Pyongyang, Coreia do Norte

Os trens são antigos, e a rede conta com apenas 17 estações, mas o metrô de Pyongyang reúne algumas estações bastante luxuosas. Pode não ser moderna, mas com certeza tem seu charme retrô.

Almaty, Cazaquistão

Além de ser a mais jovem do planeta – foi inaugurada em 1º de dezembro de 2011 –a rede de metrô da cidade Almaty também é uma das mais bonitas. Foram 23 anos de obras, e poucas estações já estão em funcionamento, mas elas representam diferentes estilos, do clássico ao moderno, sempre com o uso de padrões que transmitem elegância, como o vidro e o metal.

Nova York, EUA

Se as estações de metrô de Nova York não são exatamente um sinônimo de beleza e limpeza, há uma estação – a City Hall Subway Station – que além de bonita também é cheia de história. Ela é a única que preserva o estilo que a rede tinha quando foi inaugurada, na virada do século 19 para o 20. A má notícia é que o local está fechado e inoperante desde 1945 e não é aberto à visitação.

Fonte: BLOG MAIS ESTUDO