Falha nos servidores da Amazon afetou Instagram, Vine e Flipboard

image_pdfimage_print

falha_amazon

Vários serviços online com milhões de usuários ficaram intermitentes durante o dia de ontem, 25 de agosto, depois de os servidores da Amazon onde estão hospedados terem apresentado problemas. As redes sociais Instagram e Vine, o serviço de vídeo online Netflix e a aplicação Flipboard estão entre as empresas afetadas.

Outras empresas como o site de alugue e reserva de alojamento Airbnb, a empresa especializada em software cloud Heroku e os serviços da IFTTT também teriam sofrido com a falha nos servidores da gigante norte-americana.

Todos os serviços afetados apresentaram falhas de utilização durante várias horas, mas nem todos os usuários sentiram os problemas já que os dados estão distribuídos em diferentes data centers.

O Instagram chegou mesmo a recorrer à rede social Twitter, segundo a BBC, para confirmar a existência de problemas na rede social e de que estavam a ser tomadas medidas para resolver a situação o mais rápido possível.

Sem terem ficado totalmente offline os diferentes serviços Web tornaram-se sobretudo lentos no carregamento de páginas, nos formulários de autenticação e no carregamento de conteúdos multimídia.

Os problemas já foram resolvidos pela Amazon que atribuiu a falha a um dispositivo de rede, sem nunca detalhar publicamente as verdadeiras razões dessa falha. Os problemas aparecem na mesma semana em que os próprios serviços online da Amazon estiveram fora da rede durante vários minutos.

Fonte: TI E TENDÊNCIAS WEB