Dois em um: descobertos bugs que travam o Iphone após receber mensagem via Whatsapp

image_pdfimage_print

bug_iphone_2

Há uma mensagem de texto que mistura caracteres latinos, árabes, marathi e chineses que tem o poder de bloquear e reiniciar o iPhone. Vários utilizadores indicam que os equipamentos com iOS 8.3 reiniciam depois de receber esta SMS.

É apenas uma linha de texto, mas que tem um grande poder: bloqueia e reinicia iPhones. O Huffington Post escreve que conseguiu um crash num iPhone 6, num iPhone 5S e forçou o reinício de um iWatch, todos depois de receberem esta mensagem. A descoberta foi publicada no Reddit na tarde de terça-feira e muitos utilizadores avançam com a possibilidade de o bug estar relacionado com a forma como o iOS processa texto Unicode para o mostrar nas notificações.

Segundo o iClarified, o problema afeta também aparelhos que tenham sido alvo de jailbreak, forçando-os a reiniciar em Safe Mode. O Cult of Mac sugere que a solução para voltar a entrar nas Messages passa por responder à SMS original através do Siri e desativar as notificações das mensagens.

A Apple já confirmou saber da existência deste problema e informa que irá trabalhar na sua correção através de um update de software.

Veja o que acontece quando se envia esta SMS para um iPhone.

Mais um bug no iOS reinicia iPhone após imagem recebida no WhatsApp

Não está sendo uma semana agradável para os desenvolvedores da Apple. Após o bug relatado acima, hoje foi descoberto mais um erro no sistema operacional móvel da maçã, responsável por desativar a interface após a interação com uma paleta de cores.

Demonstração do bug responsável pelo travamento do iPhone a partir de uma imagem recebida no WhatsApp

No vídeo acima, nota-se a utilização de uma longa imagem com um denso conjunto de cores. O conteúdo foi enviado por meio do WhatsApp e acessado em um iPhone com iOS 8.3, até aí tudo bem. Na foto, a interação comum está presente, podendo usar a barra de rolagem e os dois toques na tela para dar zoom, por exemplo. Agora que o problema começa. Ao aproximar em uma área específica usando o toque duplo e apertar o botão voltar no canto superior esquerdo, o iGadget entra em boot com a icônica maçã no plano de fundo, demorando alguns minutos até ficar operante novamente.

Mas qual é o motivo do reiniciamento automático? A possível explicação é que a quantidade de cores presente na imagem é tão grande que o processador fica sobrecarregado ao tentar, ao mesmo tempo, retornar à janela anterior e computar a extensa lista de tons apresentados no display. A situação adversa só acontece no visualizador de fotos do WhatsApp para iOS, portanto há chances do aplicativo de mensagem instantânea ter certa culpa em relação à otimização dos processos. Por motivos óbvios, não disponibilizaremos o arquivo completo, apenas uma parte redimensionada:

Imagem redimensionada responsável pelo bug no iOS. A versão testada foi a 8.3, mas é possível que haja variação em modelos

Apple ainda não confirmou ciência do ocorrido, então é impossível dizer se uma correção está em desenvolvimento. WhatsApp, da mesma forma, não comentou oficialmente sobre o assunto, portanto estamos ‘no escuto’ acerca do novo bug encontrado no iOS. Até lá, avise seus colegas que possuem um iPhone para evitar o contratempo. Certamente, é um cenário bem desconfortável aos consumidores que são donos de uma unidade do celular da companhia dos Estados Unidos, mas há boas chances de um update corretivo ser lançado em breve.

Nota do autor: Testamos o bug em um iPhone 5s e iPhone 5, ambos sofrendo com o problema. No iPhone 4, entretanto, a imagem não surtiu efeito algum. Vamos aguardar mais informações para entendermos o que realmente está acontecendo.

Fontes: TUDO CELULAR e EXAME INFORMÁTICA (PORTUGAL)