Dicas para comprar o notebook mais apropriado a você

image_pdfimage_print

qual_notebook_comprar

Quando queremos comprar um computador portátil, olhamos sempre para as características dos modelos que nos chamam mais a atenção. O problema é que sempre surge uma lista de especificações técnicas como processador, disco rígido, memoria RAM, etc. Um conjunto de termos, siglas e números que talvez não dizem nada para quem não é especialista no assunto. Então qual é a melhor escolha? Ou ainda:, qual é o melhor para mim e as minhas necessidades?

Muitas são as dúvidas que podem surgir na hora de comprar o seu computador, mas não se preocupe que tentaremos ajudar o máximo possível:

Principais componentes de um notebook

  • Processador: o coração de um computador, a sua componente básica e, portanto, umas das coisas nas quais temos que ter mais cuidado no momento da escolha. Um processador, de maneira simples, é a parte encarregada pela execução do sistema operacional e de todos os programas. O rendimento pode varia bastante conforme o modelo, mas na descrição dos dados sempre podemos encontrar a velocidade e o número de núcleos. O mais importante é saber o uso que lhe pretendemos dar, pois a partir de aí escolher o mais apropriado é mais fácil. Se seria um uso de pouca intensidade (isto é navegar pela Internet e escrever documentos), um processador de duplo núcleo a 1GHz é suficiente. Se é para jogos e sabe que lhe vai dar um uso exaustivo, os quatro núcleos a 2GHz são uma boa opção.
  • Disco rígido (HD): é onde se guarda toda a informação do nosso computador, inclui o sistema operacional e as suas aplicações. Neste caso, teremos que prestar atenção à velocidade de escrita (taxa de transferência em kb/s) e à capacidade de armazenamento. Em relação à capacidade, tudo depende do quanto pretendemos guardar no nosso computador, no entanto, convém ter ao menos 500GB. Lembre que sempre se pode ter um HD externo.
  • Memoria RAM: tipo de memoria utilizada para armazenar dados e instruções de maneira temporária, pois perdem-se uma vez que se desligue o aparelho. Se vamos a usar um computador para tarefas básicas, 4GB são suficientes. Para os mais exigentes, 8GB garante um ótimo rendimento.

Tipos de notebooks

Nos últimos tempos os notebooks têm evoluído de maneira significante. Os tablets têm conseguido um lugar que agora os computadores querem reconquistar, com uma nova variedade de modelos como:

  • Ultrabooks: modelo mais semelhante aos portáteis tradicionais, contudo, com um peso inferior já que pesa um pouco mais de 1kg e tem a espessura ao de uma tablet. No entanto, estas características não significam menos potência nem funcionalidade. Uma das melhores características é o seu disco rígido SSD. É uma excelente escolha para as pessoas que precisam de levar sempre consigo um dispositivo mais eficiente que uma tablet. Exemplo de Ultrabooks: Dell XPS 13, Apple MacBook Air e o Asus Zenbook UX305FA.
  • Notebooks conversíveis: são um aperfeiçoamento dos notebooks comuns. Consiste em um notebook que pode se transformar em um tablet, pois tem uma tela touchscreen e conta com um sistema de dobradiças que lhe permite girar a tela em 360º. Estes dispositivos são bons tanto para o trabalho como para o lazer. Uns bons exemplos deste modelo são: Lenovo Yoga 3 Pro e o HP Spectre x360.
  • Híbridos: este modelo afasta-se um pouco dos notebooks e se aproxima mais aos tablets. A sua principal característica é que a tela e o teclado podem-se separar (modelo 2 em 1). No entanto, os híbridos geralmente têm sistema operacional Windows, enquanto que o dos tablets rodam sistemas operacionais próprios como Android, IOS ou também Windows. Melhores modelos híbridos: Surface Pro 4 e o Acer Aspire Switch 10.
  • Notebook “tudo-em-um”: o monitor leva incorporado o processador, disco rídigo e toda a placa mãe. Assim teremos uma só componente. Também é importante mencionar que a tela é normalmente touchscreen. É ótimo para criar um lar completamente conectado, já que pode conversar com outros dispositivos como tablets, smartphones ou smart TVs. Exemplos: HP Touch Smart e o Medion Akoya X9613.

Espero que as informações sejam úteis para você na hora de comprar o seu próximo notebook. Lembre-se sempre de se informar antes da aquisição para garantir que o produto está de acordo com as suas necessidades.

*Artigo gentilmente escrito por Carlos Fernández da MaisCupon para o Blog Drall.