Conheça o CodeClub, uma rede mundial de clubes de programação para crianças

image_pdfimage_print

codeclub_brasil

O que é o Code Club?

O Code Club (em português “Clube do Código” ou “Clube de Programação”) é uma rede mundial de atividades extra-curriculares gratuitas, completamente gerenciada por voluntários, com o objetivo de ensinar programação de computadores às crianças. A rede foi criada por Clare SutcliffeLinda Sandvik em Abril de 2012. Em 2013, teve-se a ideia de trazer o Code Club para o Brasil.

O que a rede faz é criar projetos para que os voluntários possam ensinar programação como atividade extra-curricular em escolas, ou outros locais, como por exemplo em bibliotecas. Estes projetos ensinam as crianças a programar através de jogos, animações e páginas internet. Os voluntários atuam em locais próximos de suas casas, uma hora por semana em média.

O objetivo da rede no Brasil é que cada escola no país tenha um clube de programação onde as crianças possam aprender informática. Como existem mais de 200 mil escolas no Brasil, a certeza é de que ainda tem muito trabalho pela frente!

Por que deveríamos ensinar crianças a programar?

Saber programar é uma habilidade importante em um mundo digital. Hoje em dia não basta saber usar computadores, criar textos, planilhas, usar internet. As crianças também devem saber como as coisas funcionam.

Aprender a programar não é útil apenas se você quiser ser um programador no futuro. Programar ajuda em outras habilidades, como resolver problemas, desenvolve o raciocínio lógico e contribui em outras matérias como ciências e matemática. Além disso programar é muito divertido!

Os projetos do CodeClub foram desenvolvidos por programadores e testados em 20 escolas piloto no Reino Unido. À medida que os projetos vão sendo criados, as crianças vão dando notas para cada um deles: zero (muito chato), 100 (a coisa mais legal que já fiz na vida). A nota média dos projetos é 92, o que é um número muito alto e mostra o alto grau de interesse das crianças pela iniciativa.

No vídeo a seguir, Clare Sutcliffe fala sobre a importância e os eventuais benefícios econômicos de ensinar a próxima geração de crianças a programar computadores. Ela explica como nós podemos ensiná-los sem passar pela burocracia do sistema curricular. Se os professores não sabem programar, então talvez os profissionais da informática possam organizar atividades extracurriculares de programação. Veja:


 

A seguir um outro vídeo, dessa vez do projeto Code.org, que mostra porque é importante ensinar programação de computadores nas escolas.

Como criar um clube?

Escolhendo um local

Se você se dispor a orientar um clube de programação você deve primeiro encontrar um local adaptado onde você possa fazê-lo. É preciso encontrar um local com uma sala de informática adequada e com acesso à internet

Por exemplo, clubes de programação em escolas têm tido muito sucesso, porque os alunos podem aprender com seus amigos, e crescer programando juntos. Bibliotecas e centros comunitários também podem ser uma boa escolha, assim é possível ter seções fora do horário escolar ou até mesmo em finais de semana.

O importante é contactar os responsáveis do local, fazer uma reunião para explicar o que é o Code Club e, se achar pertinente, leve junto exemplos do material didático. Em seguida você pode propor um horário e um dia da semana para o seu Clube! Em seguida registre o seu clube neste site, entre em contato para baixar o material.

 

Funcionamento do Clube

Algumas dicas para o bom funcionamento do clube

  • Cada seção do Code Club dura 1 hora e acontece uma vez por semana.
  • Você deverá imprimir e grampear uma cópia das instruções do projeto para cada aluno ou dupla de alunos.
  • Privilegie trabalho em dupla. Eles se ajudarão mutualmente e serão mais independentes.
  • Teste e estude o projeto antes de ir ensinar para que você possa solucionar os problemas e responder perguntas com maior facilidade.
  • Pense no tempo de trajeto para evitar atrasos.
  • Em nenhuma circunstância você será autorizado a cobrar pelo seu trabalho no Code Club. Code Club é gratuito para todo mundo!

Criando um ambiente de ensino agradável

Se você não esta acostumado, trabalhar com crianças pode parecer assustador. Mas não tenha medo! Siga estas regras básicas e você terá um Clube maravilhoso em pouquíssimo tempo.

Estabeleça uma rotina

Um dos principais pontos para um Code Club de sucesso é estabelecer uma rotina e regras e seguir-las metodicamente. Se as crianças souberem o que fazer e o que elas irão obter, fica mais fácil para você ensinar e elas acharão mais fácil de aprender. Antes de começar as seções considere o seguinte:

  • O que você quer que os alunos façam quando eles entram na sala?
  • Eles devem sentar e esperar em silêncio até que todos cheguem para terem maiores instruções? Eles devem se conectar e começar a seção assim que chegarem?
  • Se um aluno estiver com dificuldades em alguma das etapas do projeto, o que ele deve fazer?
  • Ele deve levantar a mão e esperar que você vá até ele?
  • Eles podem lhe chamar pelo nome na sala?
  • Decida o que você quer que eles façam e explique com clareza no início de cada seção.
  • Como você vai fazer para chamar a atenção de todos os alunos?
  • A maioria das escolas tem gestos ou sinais que as crianças estão acostumadas (exemplo: levantar a mão, contar até 5, bater palmas) Pergunte aos professores se existe alguma maneira de chamar a atenção dos alunos, ou invente a sua própria maneira!

Avise as crianças quando a estiverem na metade da aula, avise novamente quando faltarem 5 minutos. Como isso eles saberão quanto tempo eles ainda têm para acabar o projeto.

No final de cada seção, é interessante passar cinco ou dez minutos com os alunos para discutir como a aula se passou. Depois que todos salvaram o projeto e se desconectaram do computador vocês poderão conversar sobre o que eles aprenderam durante a seção, incluindo os conceitos importantes que foram abordados. O que eles acharam mais legal? mais fácil? mais difícil? Como eles superaram as dificuldades encontradas? Esta é uma boa oportunidade de agradecer a eles pelo trabalho difícil que eles fizeram e talvez até mencionar alguns alunos que trabalharam excepcionalmente bem.

Seja Positivo

As crianças aprendem mais em um abiente calmo e positivo onde seus esforços são reconhecidos e elogiados. Aqui estão algumas dicas de como obter isso:

  • Sempre fale com as crianças de maneira calma, educada e com entusiasta.
  • Não os critique nem levante a voz.
  • Você deve dar o exemplo sobre o como você espera que eles ajam, positividade gera positividade!
  • Muitas escolas têm sistemas de recompensa (estrelas, adesivos, pontos etc.). Descubra se a escola gostaria que você usasse eles, e se for o caso recompense os alunos que se esforçaram e se comportaram bem.
  • Focalise-se no bom comprtamento e não no mau. Sempre elogie as crianças que fizeram a coisa certa (de maneira que todos escutem!). Se uma criança não estiver fazendo o que você gostaria que ela fizesse, então discretamente relembre-a o que ela deveria estar fazendo. Deverá sempre ter uma professora da escola por perto para ajudar a resolver eventuais problemas de comportamento.
  • Pergunte às professoras se os certificados do Code Club podem ser distribuídos em uma espécie de cerimonia. Isso valorizará bastante as conquistas dos alunos que foram até o final com o projeto.

Diferenciação

Diferenciação significa adaptar as lições às necessidades individuais de cada criança no grupo. Fazer isso significa que todas as crianças estarão contentes com o aprendizado no Code Club.

Descubra com os professores se existe alguma criança com necessidades especiais no grupo. Pergunte o que você pode fazer para ajudá-la durante as seções.

Lembre-se que cada criança tem diferente habilidades e aprendem em rítmos diferentes. Então, seja paciente e dê a eles o tempo necessário para descobrir as coisas por eles mesmos. Se existe uma criança que esta constantemente com dificuldades, então pense em colocá-la em dupla com alguém que tenha mais facilidade em alguma das lições

No final da maioria dos projetos existem ‘Desafios’. Eles podem ser usados para que as crianças com mais facilidade possam se aprofundar no assunto, mas todas as crianças devem ser motivadas a tentar os desafios depois de terem feito a parte principal das tarefas.

 

Encontrando um voluntário

Se você tem um local apropriado para um criar um Code Club – uma escola, uma biblioteca, um centro comunitário, por exemplo – mas sente que não tem as qualificações para orientar o clube você mesmo, então você precisa encontrar um voluntário.

Discuta com amigos. Mande e-mails escreva para os pais, jornais locais, ou sites comunitários. Use Twitter, Facebook, Forums ou qualquer outro meio que você imaginar.

Você deverá se reunir com o voluntário e falar sobre como levar o projeto adiante. Escolham um dia e hora da semana.

E comecem a fazer propaganda sobre o Clube!

Por favor lembre-se que o Code Club sempre deve ser gratuito! Esta é um dos principais conceitos: o Code Club fornece todo o material e recursos gratuitamente, e você deve fazer o mesmo.

Siga a regulamentação local

Um ponto importante é garantir que você está conforme com as regras de sua cidade ou estado quanto ao ensino para crianças. Alguns lugares podem exigir certidões de antecedentes criminais ou outras garantias para que você tenha o direito de ensinar crianças. O que a rede menos quer é que você tenha problemas! Portanto, é importante ler os termos de serviço.

Fonte: CODE CLUB BRASIL