Amazon obtém patente de foto com fundo branco

image_pdfimage_print

patente_fundo_branco

O Escritório de Patentes dos Estados Unidos, USPTO, concedeu recentemente à Amazon um registro, no mínimo, curioso: a partir de agora a técnica de fotografia “arranjo de estúdio”, popularmente conhecida como fundo branco, é de propriedade da empresa.

A patente da Amazon já vem causando polêmica principalmente entre fotógrafos, já que o arranjo é utilizado na maioria dos estúdios. Deu-se início, então, um amplo debate sobre os limites na concessão de registros de propriedade intelectual.

O documento é bastante específico. No processo, são detalhados com precisão a posição e o tipo dos refletores, da câmera, o valor do ISO e a abertura das lentes.

A Amazon explica que a técnica criada por ela permite um efeito branco exato, sem que seja necessário utilizar “retoque de imagens, pós-processamento, técnicas de tela verde e outros efeitos especiais de imagem e manipulação de vídeo”. No entanto, a empresa não esclarece a razão pela qual entrou com o pedido para obter o registro.

Fotógrafos se manifestaram na internet, dizendo que não vão deixar de utilizar a técnica só porque o escritório de patentes a concedeu à empresa. Não dá pra saber como a Amazon pretende fiscalizar o uso de seu recém-obtido registro.

Fonte: OLHAR DIGITAL